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Fluido de freio: qual a hora certa de trocá-lo?

Um bom plano de segurança para o caminhão passa por várias etapas. Dentre os requisitos essenciais que precisam conter no check list do caminhoneiro é o fluido de freio.

Peça extremamente importante para a segurança do caminhão, o fluido de transmite e controla o sistema de freios do veículo, contribuindo dessa forma, para o bom funcionamento do peso pesado.

O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é o momento certo de trocar o fluido. Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre esse líquido tão essencial para seu peso pesado.

O que é fluido de freio?

Nada mais que um componente que deve ser usado nos sistemas hidráulicos do veículo.

Sua principal função é transmitir a força exercida sobre o pedal até as pastilhas de freio.

Dentre suas principais características, estão a capacidade de não se comprimir, a de suportar altas temperaturas e a qualidade de absorver água com o tempo.

Quais são os tipos de fluido de freio

Existem hoje no mercado quatro tipos de fluidos de freio.

Eles são classificados da seguinte forma:

DOT3

Esse tipo de fluido é desenvolvido especialmente para veículos leves, como carros de passeio, por exemplo.

Sua aplicação é feita para sistemas hidráulicos de freios e embreagens com uso moderado. Esse fluído conta com o nível de ebulição mínimo de 205°C.

DOT4

Ideal para sistema hidráulico de freios e embreagens de automóveis, caminhões, ônibus, pick-ups e tratores. Tem um nível de ebulição de 230°C.

DOT5

Recomendado para modelos de maior desempenho, como os carros e caminhões de competição, seu nível de ebulição é de 260°C.

Existe uma subdivisão entre DOT5 (à base de silicone) e 5.1 (à base de óleos minerais).

Quando devo trocar o fluido?

Essa pergunta vai depender muito do tipo de fluido que você está utilizando em seu veículo.

Em alguns casos, a recomendação é que essa troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Em outras, após um ou dois anos.

Além disso, alguns indicativos devem ser observados, tais como:

1. Cor do fluido

Cada fabricante conta uma cor de fluido diferente. Alguns são transparentes, outros vermelho, amarelo, azul etc.

Contudo, com o passar do tempo, devido ao acúmulo de impurezas, essa cor vai se tornando mais opaca.

Portanto, se ela começar a apresentar um tom marrom ou escuro, é recomendado drenar o líquido e adicionar um novo.

2. Nível baixo

Ao contrário de outros óleos utilizados no veículo, não é comum que o nível do fluido de freio baixe.

Se isso ocorrer, é recomendado procurar sua oficina de confiança.

Geralmente, quando isso ocorre, é um indicio de um problema mais grave no sistema, como vazamento em algum cilindro, cano, conexão, mangueira etc.

3. Excesso de água no fluido

O reservatório que o armazena o fluido de freio possui uma abertura que possibilita a entrada de ar e, consequentemente, entrada de água.

Nesse sentido, é natural que o acumulo de água acima do recomendado afeto o sistema de freios, comprometendo dessa forma a segurança do motorista. Por isso é importante prestar atenção nesses detalhes.

Outro ponto a ser salientado é que o excesso de água também pode oxidar componentes, sobretudo das rodas traseiras, causando muitos problemas como até mesmo a quebra de peças.

4. Observe o painel

Geralmente o painel do caminhão sempre indica quando um erro está ocorrendo no sistema. Por isso, caso apareça alguma iluminação indicativa (geralmente a mesma do freio de mão), é indicado você procurar seu mecânico.

Conclusão

A troca do fluido de freio é um processo que abrange vários processos.

Por isso, sempre que possível, leve seu peso pesado em uma oficina de confiança para que o procedimento seja realizado da melhor forma possível.

Fique atento aos detalhes. Um caminhão saudável sempre garantirá o melhor desempenho de sua frota.

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