Blog

Óleo diesel: como averiguar sua qualidade?

O combustível usado no seu caminhão, ônibus ou qualquer outro veículo pesado, é um dos principais componentes para garantir uma boa performance nas estradas. Não por acaso, escolher bem o óleo diesel faz toda a diferença para definir uma rota segura para o caminhoneiro.

Afinal, o gasto com combustível concentra uma boa parte do orçamento de um caminhoneiro. Segundo a Associação Brasileira do setor, o diesel representa 42% do custo do frete para o motorista autônomo ou dono de frota.

Com tantos gastos, nada melhor do que ter um combustível de qualidade ao seu lado, não é verdade? Contudo, isso é um problema que muitos caminhoneiros vêm enfrentando.

Apesar da intensa fiscalização pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o Brasil é um dos países que mais sofre com a adulteração de combustíveis. E infelizmente o diesel aparece como um dos prediletos dos falsificadores, causando prejuízos para os donos de frota.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas de como você pode averiguar a qualidade do seu óleo diesel. Acompanhe!

A importância da qualidade do óleo diesel

O óleo diesel é o combustível utilizado por caminhões e outros veículos de grande porte. Dele depende a potência exigida para melhor aproveitamento no transporte e no trabalho. Por isso, é de grande importância que este componente esteja em sua forma mais pura para dar ao motor a força necessária.

É recorrente que a adulteração de óleo diesel seja perceptível em seu aspecto. Aqui vão algumas dicas para você não cair neste golpe.

1. Todo diesel deve ser limpo, sem impurezas: verifique, com uma pequena amostra, se o óleo diesel comprado não possui qualquer partícula sólida.

2. O óleo diesel não deve ter sua cor alterada: caso a coloração esteja fora do padrão, troque o combustível e o posto em que está abastecendo.

Importante ressaltar que em nenhuma hipótese o óleo diesel deve conter água em sua composição. Apesar de parecer absurdo, é comum que a mistura seja feita para adulteração.

Como descubro se o óleo diesel é de má qualidade?

O seu caminhão dá sinais quando é abastecido com um óleo diesel de má qualidade. Fique atento aos indícios. Um deles é em sua partida. É comum que o combustível de má qualidade cause falha na partida do seu veículo.

Além disso, o combustível adulterado pode afetar o filtro, as velas e as bombas do seu motor. Por isso, fique atento a falhas dos componentes e perda de potência.

Outro ponto a ser observado é o consumo. Observe se seu peso pesado está “bebendo” demais, principalmente se você abasteceu em um posto diferente do de costume. Tal tato pode sinalizar que o óleo diesel é adulterado.

Como não cair nessa armadilha

Existem alguns meios de descobrir se o diesel é de qualidade. Dentre eles estão:

I. Barato demais? Desconfie: Os postos de combustível no Brasil não são obrigados a seguir uma tabela fixa, nem mesmo para reajustes. Portanto, desconfie de preços abaixo do praticado na maioria dos estabelecimentos.

II. Olho na bomba: Confira sempre se o preço indicado nas bombas são os mesmos indicados nos cartazes do posto escolhido.

III. Garantia de qualidade: Verifique se a bomba possui o selo do Inmetro.

IV. Saiba a procedência: Peça para o frentista informar qual a marca do óleo diesel

V. você está comprando.

VI. Direito do consumidor: Sempre confira e leve a nota fiscal da compra. Caso seja registrado algum problema derivado do óleo diesel abastecido, você tem a prova da compra efetuada no local. Entre em contato com o Procon e com a ANP, para que eles fiscalizem o local.

Conclusão

A garantia de um bom rendimento na estrada está muito ligada ao óleo diesel que usamos em nossos caminhões, ônibus e outros veículos pesados. De forma rápida, atenta e tomando alguns cuidados, podemos garantir a máxima performance dos nossos motores e a sua integridade. Por isso, não deixe de pesquisar e conferir ao abastecer.

Se você sabe de mais alguma dica sobre combustível, comente aqui. Nós vamos adorar sua participação. Não esqueça de seguir nosso blog e nossas redes sociais. Fique dentro de todas as novidades no mercado de caminhoneiros. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima.

Posts relacionados