• Mason Trucks

6 dicas para espaçar a manutenção do seu caminhão


Nos tempos atuais, em que a pandemia de Covid-19 provoca insegurança na população quanto ao abastecimento, os caminhões, mais que nunca, são peças essenciais no funcionamento do país. E para que os caminhões continuem rodando em segurança, um cuidado é fundamental: a manutenção periódica.


No entanto, um veículo parado para manutenção significa que o caminhoneiro também precisará parar por alguns dias, com consequente prejuízo para o orçamento.


Então, o ideal é tentar espaçar a manutenção de seu caminhão, mas sem comprometer sua segurança, claro. Quer saber o que fazer? É só seguir as dicas deste nosso artigo.


1. Leia e siga o manual


Sabe quem conhece melhor um caminhão, além do próprio caminhoneiro, que passa longas horas ao volante? Quem tem intimidade com cada detalhe e cada peça de seu veículo é quem se responsabilizou por sua montagem: o fabricante, claro.


E para que motoristas e mecânicos também conheçam bem o veículo, a fábrica fornece um livreto indispensável: o manual. Faça bom uso dele. Para cuidar bem de seu caminhão, acredite no manual e siga as instruções contidas nele.


2. Respeite os limites do veículo


Para espaçar a manutenção do seu caminhão, é fundamental que você respeite os limites dele. Dirigir com cuidado, não forçar marchas, evitar freadas bruscas e não transportar carga em excesso são exemplos de atitudes preventivas.


Então, já sabe: conheça seu veículo e respeite seus limites. Isto tem efeito direto sobre a durabilidade de seu instrumento de trabalho.


3. Prefira sempre peças originais


Lembre-se do que já dissemos: quem sabe o que é melhor para o funcionamento ideal do caminhão é o fabricante. Além da montagem do caminhão, a fábrica também fornece a peça exata, com encaixe preciso e garantia de funcionamento.

Tentar economizar alguns trocados usando peças não genuínas é o típico exemplo do barato que sai caro, já que isso pode causar danos maiores e forçar uma manutenção corretiva antes do tempo.


4. Fique de olho nos pneus


Outro cuidado para espaçar a manutenção é manter os pneus do veículo sempre em bom estado. Você já sabe que rodar com pneus carecas ou em más condições, principalmente na época das chuvas, significa sério risco de acidentes, o que compromete a segurança de ambos, motorista e caminhão.


Então, lembre-se: fuja dos pneus carecas e mantenha a calibragem e o balanceamento sempre em dia.


5. Escolha a melhor rota


A verdade é que grande parte da malha rodoviária no Brasil não é muito bem preservada, então é melhor definir a rota com cuidado. Trafegar por estradas esburacadas e mal conservadas pode causar danos ao seu veículo, antecipando a necessidade de manutenção corretiva.


Evitar os trechos piores, optando por boas estradas, além de reduzir o tempo de entrega da carga, também ajuda a preservar seu caminhão.


6. Obedeça à sinalização para espaçar a manutenção


Além de ser sua obrigação como motorista, obedecer à sinalização também é uma atitude preventiva que pode espaçar a manutenção do caminhão.

A placa manda reduzir a velocidade? Desacelere e evite uma freada brusca.

O conselho é usar freio motor? Obedeça e reduza o desgaste do sistema de frenagem.

Quebra-molas à frente? Diminua a velocidade e evite danos à suspensão e amortecedores.


A sinalização existe para garantir a segurança nas estradas, mas também para preservar seu veículo, o que ajuda a espaçar a manutenção corretiva.


Para finalizar nosso artigo, reforçamos a importância de atitudes preventivas para garantir a durabilidade de seu caminhão e a boa conservação de peças e componentes. Prevenir é mais barato do que remediar. É bom saber disso, não é?


Esperamos que tenha gostado do artigo. Conhece outras boas dicas para compartilhar conosco? Deixe seus comentários no post!


0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco