• Mason Trucks

6 vantagens de usar peças originais Volkswagen para o seu caminhão

Atualizado: 31 de mai.




O caminhão é essencial no trabalho desenvolvido pelas transportadoras e caminhoneiros que percorrem as estradas do Brasil todos os dias. Mas, é necessário ficar atento aos diversos cuidados com o veículo e o uso das peças genuínas Volkswagen para garantir o sucesso das viagens e produtividade no trabalho.


O motor de caminhão é considerado por profissionais da área como uma das peças do caminhão que mais podem ter problemas mecânicos. Pensando nisso, criamos esse post para ajudar você a conhecer os benefícios de usar peças originais no seu Volkswagen e evitar falhas com o seu veículo.


Além disso, você vai entender um pouco da história dos caminhões da Volkswagen, saber como identificar as peças verdadeiras da marca para o seu peso pesado, compreender como funciona a Linha Economy e onde comprar peças originais.

Boa leitura!

Como surgiram os caminhões Volkswagen?

Em 1979, a Volkswagen AG adquiriu parte das ações da Chrysler Motors do Brasil e no ano seguinte comprou 100% da empresa. Isso ajudou a desenvolver o projeto de produzir veículos comerciais no Brasil.


A empresa recebeu o nome de Volkswagen Ltda em 1980. Essa época foi marcada pelo início da operação no Brasil e o primeiro caminhão, que apresentava 11 e 13 toneladas, assim como motor diesel MWM de 130 cavalos, que foi lançado em 1981.


Nesse sentido, os modelos dos caminhões produzidos nesse período eram equipados com eixo traseiro que tinha duas velocidades, chassi tipo escada e câmbio manual de cinco marchas. O veículo de 13 toneladas era caracterizado pelos freios a ar, direção hidráulica e rodas raiadas.


Atualmente, a Volkswagen apresenta o Meteor que pertence a linha de caminhões extrapesados e conta com motores de 460 e 520 cavalos de potência.

Benefícios de usar peças originais Volkswagen

1- Melhoram o desempenho do veículo

Enquanto as peças genuínas são produzidas com o tamanho e características exatas para se encaixar no caminhão, as paralelas são fabricadas por meio de uma cópia das originais e podem apresentar falhas.


Dessa forma, as peças paralelas provocam desgaste no veículo e problemas no funcionamento de outros componentes do caminhão. Além disso, em determinados casos, gera um maior consumo do combustível.


Portanto, as peças originais oferecem o tamanho correto para realizar o encaixe no veículo e atuam de acordo com os outros componentes, auxiliando no melhor desempenho do caminhão nas estradas e rodovias.

2- Oferecem segurança

Há diversas situações que acontecem nas estradas que colocam em risco os caminhões e motoristas. Vale destacar que uma delas envolve as paradas dos veículos provocadas por falhas causadas pelo uso de peças paralelas.


Além de prejuízos que isso pode causar para as transportadoras e caminhoneiros, esse tipo de problema pode gerar acidentes de trânsito e colocar em risco tanto o motorista quanto as pessoas que transitam próximas ao caminhão.


Se ocorrer a quebra de uma peça ou ela não suportar a pressão do ar do veículo, por exemplo, o motorista pode perder o controle e gerar acidentes graves que podem levar até mesmo a morte de outras pessoas envolvidas.

Por isso, evite esses tipos de problemas e garanta a segurança do caminhão ao escolher as peças genuínas.

3- Mais durabilidade

As peças paralelas têm a aparência semelhante das genuínas, mas saiba que a durabilidade da peça verdadeira é muito maior.


Já imaginou o motivo das peças paralelas apresentarem um preço mais barato do que as peças genuínas? O baixo custo está relacionado ao investimento menor que as fábricas das peças paralelas fazem no que diz respeito ao controle de qualidade, uso de tecnologias e desenvolvimento de materiais.

Dessa forma, como as peças genuínas são feitas com material de maior qualidade, consequentemente a vida útil delas será maior. Assim, você não precisará trocá-las com tanta frequência como quando você usa uma peça paralela no veículo.

4- Apresentam garantia

A garantia de uma peça original é maior do que a de uma peça paralela. Isso ocorre, porque a peça genuína passa por diversos tipos de testes rigorosos para conseguir suportar as condições apresentadas pelo fabricante do caminhão, o que no caso das peças paralelas não acontece.

5- Ajudam na manutenção da garantia do caminhão

Geralmente, as fabricantes dos veículos oferecem alguns anos de garantia. Mas, para que ela seja mantida é necessário que algumas condições sejam cumpridas, como:

  • Realização das revisões dos veículos nas concessionárias autorizadas e no período correto;

  • Uso somente de peças genuínas nos veículos, porque garantem o funcionamento adequado do caminhão;

  • Caso o caminhão apresente algum problema para conseguir realizar o conserto por meio da garantia, ele será inspecionado para identificar o defeito. Caso seja constatado que foi usada alguma peça paralela, ocorre a perda de garantia do fabricante do veículo.

6- Proporcionam economia a longo prazo

Ao comprar uma peça paralela, inicialmente, o valor dela é mais barato, mas a durabilidade dela é curta. Você terá que trocar a peça em um tempo menor do que se comprasse uma peça genuína.

Assim, terá que gastar mais dinheiro para comprar uma outra peça e pagar o valor do serviço do mecânico.

Além disso, caso a falha do caminhão ocorra durante um frete, poderá ter problemas com a carga e o serviço de entrega. No caso de produtos perecíveis, por exemplo, os prejuízos e perdas são grandes.

Como saber se recebi peças da Volkswagen que são verdadeiras?

Para evitar que você seja enganado em um processo de compra de peças genuínas para o caminhão é importante tomar alguns cuidados.

Confira as dicas e preste atenção na hora da compra:

  • Verifique a certificação da peça

As peças genuínas são certificadas por algumas instituições como o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Elas realizam testes para avaliar a qualidade da peça. Geralmente, a informação sobre a certificação é apresentada na embalagem.

  • Desconfie de valores baixos

As peças genuínas seguem os valores de tabela dos fabricantes e os locais de revenda contam com uma liberdade de oferecer preços com diferenças que chegam até 20%. Fique atento às variações de preços muito baixos.

  • Solicite a nota fiscal

A nota fiscal é considerada um dos principais sinais de autenticidade da peça. Por isso, ao realizar a compra, solicite esse documento e guarde caso surja algum problema com a peça.

  • Verifique o número de série

Avalie se a peça apresenta um número de série. Eles são impressos na sequência no processo de fabricação da peça. No caso de peças paralelas, esses números não são encontrados no produto e não é possível saber sobre a autenticidade dele.

Linha Economy VW

Essa linha de peças foi criada com o uso da alta tecnologia para oferecer o mesmo padrão de qualidade e desempenho da Volkswagen relacionadas aos fatores de segurança, confiança e custo-benefício.


Ela complementa a linha de peças originais da marca e passa pelo processo de homologação da área de engenharia da empresa. Elas são disponibilizadas no mercado para reposição com uma economia de até 30%.


Mais de 60 tipos de componentes são encontrados nesta linha, como lonas de freio, tambores de freio, filtros de ar e combustível.

Onde comprar peças originais Volkswagen?

Para realizar a compra das peças originais do seu Volkswagen, conte com a Mason Trucks. Você terá a chance de ter acesso a uma linha completa de peças desenvolvidas com o máximo de rigor tecnológico e a confiança de ter ao seu lado um aliado para encontrar as peças genuínas que você precisa para o seu caminhão.


Somos referência no Brasil no fornecimento de peças genuínas e apresentamos um amplo estoque para contribuir para que seu caminhão esteja na ativa pelas rodovias do País. Por isso, não compre gato por lebre. Quer a garantia de adquirir peças genuínas da Volkswagen? Nossos consultores estão aguardando o seu contato pelo canal de atendimento on-line para ajudar você.

28 visualizações0 comentário