• Mason Trucks

7 Dicas para o pneu de caminhão durar mais


No ranking dos maiores gastos do caminhoneiro certamente os pneus vão estar entre as primeiras posições. Somado a outros gastos (como combustível, manutenção, pedágios, alimentação e hospedagem), sem a atenção necessária, o conjunto pode até mesmo comprometer os ganhos do motorista.


Você sabe o que pode fazer para que um pneu de caminhão tenha vida útil prolongada, com segurança? Continue a leitura e veja nossas dicas!


1. Cuide da calibragem


A calibragem dos pneus é uma regra básica, que todos conhecem. Mas ela é tão importante que não pode deixar de ser lembrada.


Um pneu de caminhão com a calibragem correta é sinônimo de economia de combustível, preservação de vida útil e, claro, de segurança.


Os caminhões rodam bem mais do que veículos normais, por isso se sujeitam a aquecimentos maiores. Isso resulta em perda de pressão e faz com que a frequência de calibragem seja ainda maior.


2. Não se esqueça do rodízio, alinhamento e balanceamento


Essa prática simples faz com que o desgaste do pneu de caminhão aconteça de forma regular. Fazer o rodízio possibilita que os pneus sejam expostos ao mesmo tipo de impactos, de forma equivalente.


O alinhamento e balanceamento também são medidas simples e contribuem muito para a durabilidade dos pneus.


A famosa "direção puxando" ou pesada é indício da falta de um dos procedimentos que mencionamos acima. É importante executá-los a cada 10 ou 15 mil quilômetros e também fazer esses procedimentos numa oficina especializada.


3. Pneu de caminhão e direção defensiva


Dirigir com segurança, além de ser primordial, ainda traz o benefício de diminuir o desgaste dos pneus. Dirigir dentro dos limites de velocidade, não se expor a frenagens e arrancadas bruscas, não forçar o caminhão em subidas e curvas ajudam e muito a evitar a deterioração prematura dos pneus.


4. Procure sempre rodar à noite e planejar a rota


Durante o dia, é natural que o asfalto esteja bem mais quente. A alta temperatura somada à abrasividade do asfalto, ainda mais no Brasil, compõem um contexto que submete os pneus a condições extremas. Contudo, não se esqueça: isso não significa extrapolar o período permitido pela Lei do Caminhoneiro!


O planejamento também tem um papel importante. Traçar as rotas escolhendo as melhores estradas é estratégico, além de usufruir de outros benefícios, como economia, segurança e rapidez no trajeto.


5. Equilibrar a carga faz diferença!


Utilizar técnicas adequadas de carregamento faz com que o peso seja distribuído de maneira uniforme no compartimento.


As boas práticas indicam que o carregamento deve acontecer de trás para frente e com equilíbrio entre lado esquerdo e direito, para garantir que a carga seja dividida por igual sobre os pneus. Contudo, é importante observar as especificidades de cada veículo.


6. Evite o ressecamento da borracha


A causa do ressecamento dos pneus é atribuída principalmente pela exposição a substâncias que a provocam: derivados de petróleo, solventes e até mesmo alguns produtos usados durante a lavagem do caminhão. É importante ainda evitar estacionar sobre óleo ou combustível que possa estar presente no solo.


Lembre-se que o ressecamento faz com que um pneu de caminhão perca a aderência, causando a exposição a derrapagens e acidentes.


7. Observe o estado dos sulcos


O melhor indicativo para saber se os sulcos do pneu estão ou não dentro das condições necessárias é observar o TWI (Tread Wear Indicator). É ele quem vai mostrar se o pneu está com a profundidade mínima, que é 1,6 milímetros.


Os sulcos têm um papel muito importante para um pneu de caminhão. Além de indicar se a borracha apresenta um nível adequado para garantir a aderência, eles ainda atuam na drenagem de água em períodos de chuva.


Estas foram algumas boas práticas para ajudar na longevidade de um pneu de caminhão. Ainda há outras formas de fazer com que os pneus durem mais. Contudo, se a hora da troca chegou, não adie! Nada é mais importante do que a segurança, não é mesmo?


Você pode contribuir deixando mais dicas de boas práticas para aumentar a durabilidade dos pneus. Estamos esperando pelo seu comentário!

14 visualizações

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco