• Mason Trucks

Cálculo de combustível: como saber o consumo do veículo?


Para caminhoneiros, frotistas e empresas o custo do combustível é algo que impacta diretamente nos custos do trabalho. Por isso, controle e economia quando se fala em abastecimento é algo essencial.


Saber fazer o cálculo do combustível é a base para uma boa gestão de consumo. Além disso, um gasto aumentado pode ser indicativo de necessidade de manutenção.


Atualmente, além do cálculo na ponta do lápis, há aplicativos que podem ajudar bastante nesse controle. Continue a leitura para saber como fazer o cálculo do combustível do seu veículo:


Antes de fazer o cálculo do combustível


Para compor o cálculo, antes de mais nada é preciso saber quais são as variáveis a se considerar:


● o deslocamento para buscar a carga;


● o deslocamento até o destino final;


● o deslocamento da volta (a não ser que o motorista volte do local com algum outro frete).


Além disso, o motorista deve ter em mente que as condições da estrada vão influir diretamente no consumo de combustível, além de expor o veículo à condições que podem gerar custos de manutenção.


Na ponta do lápis


Para fazer um cálculo manual, basicamente é só dividir o número de quilômetros rodados pela quantidade em litros de combustível gasto. Mas para um resultado preciso, registre:


  • Ao encher o tanque, zere o hodômetro;

  • Execute seu trajeto;

  • Ao voltar a encher o tanque, verifique quantos litros entraram no tanque;

  • Verifique a quantidade de km rodados e divida pelos litros de combustível do segundo abastecimento. Ex.: se o veículo rodou 1000 km e ao abastecer colocou 275 litros, então divide-se 1000/275 = 3,63 km / litro.


O ideal é fazer esse registro regularmente; isso vai dar as informações necessárias para acompanhar o consumo, desempenho e autonomia do veículo. Obviamente, os valores serão bem diferentes com e sem carga.


A tecnologia pode ajudar!


A tecnologia pode deixar o cálculo do combustível muito mais prático. Hoje em dia já estão disponíveis diversos aplicativos que não somente calculam a quantidade consumida de combustível, mas também os custos com pedágios, caso existam.


A maioria deles funciona de forma semelhante: deve-se colocar a origem e o destino, o valor aproximado do litro de combustível da região e quantos quilômetros por litro o veículo faz. Pelos aplicativos é possível escolher o tipo de veículo, quantidade de eixos e ainda calcular a volta.


Novidades: combustível delivery


Está chegando ao mercado um serviço no qual é possível pedir combustível por aplicativo - da mesma forma que pedimos comida!


Ele ainda está atuando somente no Rio de Janeiro e em fase de testes. O app funciona da seguinte maneira: o usuário pede o combustível, uma espécie de "caminhão pipa" vai até o local e um funcionário executa o abastecimento.


Ainda é cedo para dizer se o app vai revolucionar o mercado ou ser usado apenas em casos de emergência. Contudo, pode ser uma tendência daqui pra frente!


O cálculo do combustível é essencial para o bom planejamento. Seja para prever os gastos com uma viagem ou para a calcular a margem de lucro do trabalho, conhecer o consumo do veículo é fator determinante para o orçamento!


E você, costuma fazer seu controle na ponta do lápis ou já usa as facilidades tecnológicas? Não deixe de contar pra gente nos comentários!

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco