• Mason Trucks

Caminhão zero km: 4 dicas na hora de escolher o seu peso pesado


A compra de um bem de alto valor precisa ser bem planejada. Caso contrário, o sonho em adquirir um novo caminhão pode acabar se tornando um pesadelo.

Não importa o tempo em que o caminhoneiro esteja na ativa. Seja ele experiente ou iniciante na carreira, a compra de um caminhão zero km sempre exige muita pesquisa e atenção. Afinal, vários fatores determinantes influenciam esse momento. Além do alto investimento, está em jogo a ferramenta de trabalho do motorista. Nesse sentido, um simples erro pode afetar os lucros e, consequentemente, o negócio do empreendedor.


Por conta disso, reunimos algumas dicas valiosas para que você não cometa erros e compre o tão sonhado caminhão zero km sem correr riscos. Acompanhe!


1. Antes de adquirir um caminhão zero km, planeje-se financeiramente

Como todos sabemos, a compra de um bem de alto valor precisa ser bem planejada. Caso contrário, o sonho em adquirir um novo truck pode acabar se tornando um pesadelo. Por isso a importância em colocar na ponta do lápis todos os seus gastos.


Crie uma planilha, avalie o seu orçamento, suas reservas financeiras e sua projeção de ganhos e despesas que se juntarão com o caminhão zero km. Dentre elas estão emplacamento; licenciamento anual; IPVA; seguro DPVAT; seguros contra roubo, colisões e demais sinistros e multas de trânsito.


Feito isso, só tome a decisão quando estiver certo de que poderá honrar com todas essas dívidas, mesmo que a aquisição do peso pesado seja feita de forma financiada. Importante ressaltar que o próprio veiculo é dado como garantia no financiamento. Dessa forma, caso você não cumpra o contrato, poderá ter o bem apreendido.


Como resultado, além de ficar sem sua principal ferramenta de trabalho, você poderá perder seu negócio, bem como a sua qualidade de vida e de sua família.


2.Seja detalhista

O sucesso na profissão de caminhoneiro vai além em apenas dirigir o caminhão. É imprescindível que um bom gestor tenha uma excelente organização na rotina de controle dos processos e gestão de frotas, uma vez em que ele estará a todo momento lidando com diversos fluxos de trabalho, principalmente financeiro.


Como qualquer atividade, ter uma vida financeira saudável é determinante para o futuro do seu empreendimento. Assim sendo, antes de fechar o acordo, seja bastante criterioso e detalhista.


Avalie suas necessidades e, a partir disso, definir o tipo de caminhão que precisa. Faça uma pesquisa detalhada e fique atento a todos os detalhes que possam influenciar sua escolha.

As condições oferecidas por cada empresa muitas vezes são muito diferentes. Nesse caso, é preciso ser bastante estrategista para que você não faça um mau negócio e o barato acabe saindo caro no futuro.


3.Procure lojas especializadasDe nada vale dedicar tempo e dinheiro para concretizar a compra de um caminhão zero km e confiar esse serviço a uma empresa desconhecida. O risco de acontecer algo inesperado é possível, não é verdade?


Serviços autorizados pelas montadoras, as concessionárias precisam zelar pelo nome e a marca que representam. Portanto, é muito difícil que você seja enganado ou pague além do necessário caso conclua alguma negociação. O mesmo fato não é impossível de acontecer em oficinas desconhecidas.


Além disso, o caminhoneiro que confia seu peso pesado em empresas não autorizadas, pode sofrer alguns “golpes” que acontecem frequentemente nos serviços pós-venda, como a troca de peças originais do seu truck em bom estado por outras paralelas, que serão depois revendidas.


Por outro lado, nas lojas especializadas você não terá esses tipos de problemas com o pós-venda, assim como na compra do caminhão.


Nesse hiato, antes de fechar negócio, verifique a procedência e credibilidade da loja em que está realizando a compra.


4.Faça um test drive

Por fim e não menos importante, faça um test drive com o caminhão escolhido, verificando se o conforto e a tecnologia oferecida são adequados ao seu perfil e a sua demanda.


Verifique itens básicos como a posição de direção, distância dos controles e qualidade do assento. Afinal, você vai passar muitas horas dirigindo o veículo.


Não esquece também de conferir outros itens, como o desempenho nas acelerações e na frenagem, a visibilidade frontal e nos retrovisores, e a potência do motor do “brutão”.


A MAN Latin America, por exemplo, oferece uma linha completa de Caminhões Volkswagen com mais de 20 modelos disponíveis comercializados em 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.


Nos últimos anos, se destacaram os cavalos mecânicos da Família Constellation, veículos com motorização entre 280 e 420 cavalos que são destinados ao transporte de PBTC de 35 à 63 toneladas por médias e longas distâncias. Devido à maior diversidade de aplicações dos veículos com tração 6x2, o Constellation 25.420 foi o modelo VW que mais ganhou espaço no mercado.


Dessa maneira, na hora da compra, é preciso conhecer cada um deles e saber das possibilidades que oferecem para poder, assim, escolher o melhor para suas necessidades e expectativas de negócios.


Quer saber mais sobre como cuidar do seu caminhão? Fique dentro de todas as novidades no mercado. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn! Até a próxima.

74 visualizações

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco