• Mason Trucks

Check list preventivo: como elaborar um plano de manutenção?

Check list preventivo tem papel crucial para o combate a possíveis problemas mecânicos do caminhão. Ao fazê-la, a estabilidade dos componentes é garantida de forma barata e eficaz

Que a manutenção preventiva é um elemento essencial para manter o caminhão em perfeito funcionamento, todo bom caminhoneiro sabe. Contudo, para ter uma rotina de revisões otimizadas, é preciso estabelecer um plano de prevenções, que requer uma estratégia bem definida.


Nesse cenário, destaca-se a importância da elaboração de um check list preventivo. Imprescindível para o trabalho do caminhoneiro, essa atividade faz parte do plano de manutenção, essencial no processo de redução de custos operacionais de seu negócio.

Pensando nisso, reunimos neste artigo algumas dicas para você elaborar um plano de manutenção preventivo eficiente, afim de reduzir custos maiores que podem ser evitados. Vamos lá?


Afinal, o que é um plano de manutenção preventiva?

É uma série de atividades que enumera os diversos tipos de produções realizadas durante a manutenção preventiva. Neste documento, deve constar o período em que as manutenções irão correr, as ferramentas e materiais que serão utilizados, assim como os profissionais responsáveis por essas avaliações.


Na prática, o plano de manutenção preventiva serve como um roteiro de atividades a serem executadas. Importante ressaltar que, além de documentadas, é essencial que todas as etapas desse sistema estejam disponíveis para consulta.


Para isso, o uso de softwares simples, como o Word ou Excel, é o mais indicado. Este documento deve conter os dados do caminhão, compartimentos e peças que passarão por vistorias, o resultado destas inspeções e as datas das próximas verificações. Outras particularidades devem ser incluídas de acordo com a demanda.


Como elaborar um check list preventivo?

Um bom check list preventivo deve seguir um cronograma simples e prático. Uma boa dica é elaborá-lo como se fosse um roteiro. Nesse sentido, alguns passos precisam ser seguidos, dentre os quais são:


I. Levantamento de dados atuais: elabore uma lista de histórico de manutenção do seu caminhão. Isso é importante para definir prioridades dentro do planejamento.

II. Liste os itens que precisam ser verificados: como destacamos, o check list preventivo torna o trabalho torna mais rápido e preciso. Faça uma relação de itens que precisam ser verificados em diferentes pontos do veículo, como mecânica, elétrica, segurança e lubrificação.

III. Orçamento: com base nessas informações, determine um orçamento para a execução das possíveis trocas e substituições que precisam ser realizadas. Não se esqueça de contabilizar também os materiais e peças a serem utilizados, bem como outros problemas que podem surgir. Caso tenha um mecânico de confiança, negocie o preço, já que agora você levará seu truck constantemente até o profissional. Esta ação permite o gerenciamento dos recursos destinados à manutenção de forma precisa, sem gastos extras.

IV. Estipule um cronograma: feito toda essa demanda, defina a frequência com que as revisões e manutenções devem ocorrer. Crie um cronograma e estabeleça datas e quais atividades acontecerão em cada uma delas.

V. Acompanhamento os resultados: com tudo definido, o principal objetivo agora é seguir os passos de toda essa produção. Faça um relatório de acompanhamento. Ele deve ser elaborado ao final de cada etapa do plano de manutenção e irá lhe ajudar analisar erros e acertos e em quais pontos a manutenção preventiva pode ser ainda mais objetiva. Esses dados lhe ajudarão a calcular os gastos e o tempo médio de execução de tarefas específicas.


Conclusão

A gestão de frota é um elemento importante para o trabalho diário do caminhoneiro. Por meio dela, o caminhoneiro consegue maximizar o desempenho operacional da frota com segurança, além de reduzir de custos do caminhão sem comprometer a qualidade final do resultado final do trabalho.


Você viu que o check list preventivo tem papel crucial para o combate a possíveis problemas mecânicos do caminhão. Ao fazê-la, a estabilidade dos componentes é garantida de forma barata e eficaz, já que evita a ocorrência de grandes danos nas peças e diminui o tempo que o seu veículo fica parado em uma oficina, deixando de produzir.


Além de evitar o desperdício tempo, dinheiro e mão de obra desnecessária, esse serviço garante ao seu peso pesado uma vida útil duradoura e traz para você, a segurança e qualidade para o bom desempenho do trabalho.


Se você sabe de mais alguma dica sobre manutenção preventiva, comente aqui. Nós vamos adorar sua participação. Não esqueça de seguir nosso blog e nossas redes sociais. Fique dentro de todas as novidades no mercado de caminhoneiros. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima.

175 visualizações

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco