• Mason Trucks

Combustíveis Alternativos: conheça todas as opções disponíveis no mercado


Hoje em dia, com o avanço da tecnologia automotiva, já é possível ver pelas ruas veículos que utilizam combustíveis alternativos. Usados para substituir combustíveis fósseis, como a gasolina e o óleo diesel, eles são, sem dúvida, uma ótima notícia para o bolso dos motoristas e para a natureza.


Isso porque, além da economia que oferecem por serem relativamente mais baratos, os combustíveis alternativos são uma solução considerável para algumas das mais importantes questões de sustentabilidade do nosso tempo, ligadas diretamente ao futuro do planeta. Afinal, é de interesse social a diminuição da poluição, incluindo os impactos ambientais causados pela emissão de gases na atmosfera. Neste post, vamos te mostrar as opções disponíveis no mercado!



Etanol


O etanol já é muito utilizado pelos brasileiros. Trata-se de um álcool produzido através da cana-de-açúcar (nos Estados Unidos, sua matéria-prima é o milho). De acordo com a Agência Internacional de Energia - IEA, esse tipo de combustível reduz, em média, 89% de poluição do ar – a vilã que, todos nós sabemos, gera o efeito estufa e o aquecimento global. Além disso, são muitas as vantagens em utilizar o Etanol no dia a dia.


Eletricidade


A energia elétrica talvez seja um dos combustíveis alternativos mais promissores do mercado. No Brasil, os veículos desse tipo são invariavelmente importados, o que eleva o seu preço de venda, e necessitam de baterias de 12 ou 24 volts para alimentar o motor. Por aqui, quem possui esse tipo de veículo enfrenta certa dificuldade, já que ainda é difícil encontrar postos com “tomadas” disponíveis para recarregar.


Bioetanol


Atualmente, o bioetanol é um dos combustíveis mais utilizados no mundo. Uma de suas vantagens, é que o bioetanol está disponível globalmente em grandes volumes. Sua produção pode ser baseada em várias matérias-primas, como cana-de-açúcar, beterraba, milho e trigo, sem mencionar os resíduos ricos em amido ou açúcar, como celulose ou pão.


Biogás


O biogás está amplamente disponível no Brasil e funciona como o gás natural. Esse tipo de combustível alternativo é desenvolvido, no mercado nacional, a partir do gás biometano, obtido através de resíduos agrícolas em decomposição ou dejetos de animais.


Hidrogênio


O Hidrogênio é considerado pelos cientistas como o combustível do futuro. Além de ser uma fonte de energia renovável, ele é inesgotável e não poluente.


Em seu estado natural, o hidrogênio é um gás incolor, inodoro e insípido. Quando acontece a sua queima com oxigênio puro, é obtido somente calor e água. Daí a fama de combustível do futuro: não emite dióxido de carbono, partículas contaminantes ou óxidos de azoto e enxofre, que são os principais causadores da poluição ambiental.


Ar Comprimido


Esse tipo de combustível não é poluente e ainda pode purificar o meio ambiente. Para que se movam, os veículos que possuem essa tecnologia devem dispor de motores elétricos que comprimam o ar. Assim, eles também precisam de energia elétrica para serem carregados, do mesmo modo que os ditos veículos elétricos, mas aqui o tempo de carga é bem mais curto.


Pensar o futuro do planeta é muito importante para nós! Se este também é o seu caso, recomendamos que leia o nosso post sobre Ecocondução.


154 visualizações

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco