• Mason Trucks

Combustível adulterado: não caia nessa armadilha!


Ninguém está livre de abastecer o veículo com combustível adulterado, pois, infelizmente, a fraude em alguns postos de abastecimento ainda é uma realidade no Brasil.

Então, como lidar com tal ameaça para o motor de seu veículo? Como não cair na armadilha do combustível adulterado? Continue lendo para descobrir.


Identificando sinais de combustível adulterado


Não é fácil reconhecer um combustível de má qualidade antes que ele entre no tanque e comece a fazer estragos no veículo. Então, se notar algum dos sintomas abaixo, desconfie que a causa pode ser o combustível:


- O veículo perde potência.

- A luz do motor acende no painel.

- O motor engasga ou custa a pegar.

- O consumo de combustível aumenta.

- Aparecem borras no tanque de reserva.

- Há entupimento de filtros e bicos injetores.

- O óleo do motor apresenta-se contaminado.

- Observam-se odores estranhos no escapamento.

- Aparecem resíduos esbranquiçados no escapamento ou nas velas.


No caso dos motores a diesel, mais comuns em veículos pesados, o problema pode ser ainda mais sério. Os motores mais novos já usam o diesel S-10, que possui teor menor de enxofre. No entanto, muitas vezes a adulteração vem pela adição de biodiesel em níveis mais altos do que o permitido por lei.


Enquanto nos veículos a gasolina ou álcool os danos por combustível adulterado são gradativos, nos veículos a diesel eles são mais imediatos, podendo causar a parada total do motor e um grande prejuízo ao proprietário.


Evitando a armadilha do combustível adulterado


Agora, você sabe que as consequências do combustível de má qualidade podem ser desastrosas para seu veículo. Então, como se prevenir?


Escolha postos confiáveis

Procure abastecer em estabelecimentos de bandeiras confiáveis, que prezam por sua reputação. Verifique, também, se as bombas de abastecimento apresentam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), outro indicativo de confiabilidade.


Exija o teste de qualidade

Por lei, o estabelecimento deve fazer o teste determinado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na frente do cliente, sempre que for solicitado. Está garantido no Código de Defesa do Consumidor e no Art.8º da Resolução 9 da ANP, que estabelece as normas de controle de qualidade para comercialização de combustíveis. Esse direito deve estar explícito em um cartaz à vista dos consumidores.


Desconfie de preços muito baixos

Não há nada de errado em procurar economizar, mas é preciso prestar atenção em preços muito abaixo do mercado. Combustível de má qualidade pode ser um barato que vai sair muito caro, pelos eventuais danos causados ao motor.


Exija a nota fiscal ao abastecer

Pedir a nota fiscal é obrigação de todo cidadão, além de ser a única maneira de comprovar o abastecimento, em caso de demanda judicial. Seu veículo sofreu danos por combustível adulterado e você pretende procurar ressarcimento na justiça? Segundo a advogada Alessandra Lozano, de Sorocaba, “é com a nota fiscal que você vai comprovar o nexo de causalidade entre o dano e o abastecimento”.


Conheça os programas de qualidade das distribuidoras


As distribuidoras procuram garantir a qualidade de seus produtos, promovendo ações de controle na rede de abastecimento.


No caso específico do diesel, por exemplo, existe o programa “Diesel Garantido Esso”, que abrange desde a procedência, a drenagem de tanques para eliminar água dos lastros, a filtragem dupla para eliminar impurezas etc.


Outros programas são o “De olho no combustível”, da Petrobrás, e o “DNA da Shell”. Procure os selos de qualidade e as certificações, que estarão visíveis na bomba ou locais próximos.


Para concluir, saiba que o Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis (PMQC), promovido pela ANP, vem elevando os níveis de qualidade dos combustíveis no Brasil, alcançando padrões internacionais.


Os índices de conformidade atingiram 98,1% na gasolina, 98,2% no etanol e 95,5% no diesel, em 2019, demonstrando uma boa atuação no combate ao combustível adulterado.


Então, agora que leu nosso artigo até o fim, você já está mais preparado para não cair na armadilha do combustível adulterado.


Já passou por experiências negativas com seu caminhão, por causa da má qualidade do combustível? Compartilhe suas experiências conosco, comente!

14 visualizações

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco