• Mason Trucks

Como as cooperativas podem ajudar o caminhoneiro autônomo


O ditado "a união faz a força" nunca fez tanto sentido. As circunstâncias de trabalho do caminhoneiro autônomo são extremamente desafiadoras: preço do combustível, condições ruins das estradas, sazonalidade de demandas e jornadas de trabalho altamente estressantes. Por isso, uma das formas de facilitar a vida desses profissionais são as cooperativas.


Estas associações são uma boa solução para quem precisa se interligar e se organizar profissionalmente, além de possibilitar melhores condições de compra.

Continue a leitura para saber como funciona uma cooperativa, quais as vantagens e o que ela pode proporcionar ao caminhoneiro autônomo!


O que é uma cooperativa?


Segundo o Sebrae, uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer necessidades econômicas, sociais e culturais comuns. Ela pode abranger qualquer gênero de serviço ou atividade e funciona como forma de eliminar intermediários e baratear custos.


As cooperativas também podem, em alguns casos, representar judicialmente os interesses dos associados.


Para iniciar uma cooperativa, basicamente é preciso:


● Criar um estatuto, que determine sede, prazo, objeto e área de atuação, dentre outros;

● estabelecer direitos, deveres e responsabilidades dos associados;

● definir capital mínimo, quotas, condições de exclusão etc;

● indicar modo de administração e fiscalização.


Vantagens da cooperativa para o caminhoneiro autônomo


O profissional autônomo, trabalhando sozinho, fica extremamente vulnerável em diversas situações, expondo-se a riscos e prejuízos. Se porventura algum caminhoneiro assume um frete e tem algum problema com seu caminhão, por exemplo, o valor do conserto pode ficar acima do valor acertado para o frete.


Afiliar-se a uma cooperativa pode ser uma solução que ampara o caminhoneiro autônomo em circunstâncias de emergência ou desproteção. Algumas das possibilidades que as cooperativas oferecem:


● Pela cooperativa, é possível fazer compras em quantidades bem maiores e obter descontos muito melhores. Afinal, comprar 400 pneus sai bem mais barato do que em pequenas quantidades;

● podem conseguir incentivos e linhas de crédito do governo;

● assistência 24h e coberturas de roubo, incêndio e acidentes;

● permite que o embarcador possa contratar diretamente o caminhoneiro autônomo;

● algumas cooperativas possuem até mesmo seus próprios postos de combustível e oferecem planos de saúde para os associados.


Programa "Rode Bem Caminhoneiro"


Lançado pelo governo em novembro de 2019, o programa Rode Bem Caminhoneiro foi criado para incentivar o cooperativismo entre os caminhoneiros autônomos.


Serão direcionados cerca de R$18 milhões para infraestrutura, capacitação e aprimoramento técnico às cooperativas. O programa ainda prevê a distribuição de 100 kits que incluem: um tanque de combustível com 15 mil litros de diesel, um contêiner equipado com escritório, lavabo e depósito, um notebook, smartphone e ar-condicionado.


A iniciativa inclui a abertura de 100 postos de abastecimento para cooperados e pregões para compra de insumos, além de formação técnica e cursos online.


Com isso o governo pretende, além de baratear o custo dos transportadores, possibilitar que o caminhoneiro autônomo possa ter a escalabilidade das grandes transportadoras.


O verbo cooperar traz na potência do seu significado uma saída importante para proporcionar melhores condições de trabalho ao caminhoneiro autônomo. O apoio mútuo e a colaboratividade apontam rumos fundamentais para toda e qualquer dimensão profissional.


Você trabalha sozinho ou faz parte de alguma cooperativa? Conte pra gente nos comentários!

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco