• Mason Trucks

Consórcio de caminhão: tudo que você precisa saber

Atualizado: 4 de Jun de 2019


Embora seja bastante popular, muita gente ainda não sabe como funciona um consórcio de caminhão.

Uma questão bastante comum na rotina de quem faz gestão de frota ou é caminhoneiro autônomo é saber qual o momento ideal para trocar seu peso pesado. São vários os fatores determinantes que devem ser analisados para essa tomada de decisão, principalmente financeira.


Nesse caso, o consórcio para caminhões passa a ser uma opção para quem sonha em adquirir um novo peso pesado. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, no primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou recorde de vendas em consórcio de veículos pesados.


Um dos principais motivos pela alta demanda por esse segmento é a forma de pagamento. Contudo, embora seja bastante popular, muita gente ainda não sabe como funciona um consórcio.


Pensando nisso, preparamos um material com várias informações que você precisa saber sobre consórcio e como contratar esse tipo de serviço. Vamos lá?


Consórcio: o que é?

Nada mais que uma modalidade de compra que reúne várias pessoas - físicas ou jurídicas – que querem adquirir um bem ou serviço. O sistema, organizado por uma administradora, funciona como uma espécie de poupança. E é ideal para quem não tem pressa. Para adquirir um caminhão, por exemplo, o prazo para ser contemplado pode demorar até 80 meses.


A cada mês, um ou mais participantes são contemplados com uma carta de crédito com o valor total da compra. Essa escolha é feita por meio de sorteio, realizado nas assembleias gerais do grupo.


Existe ainda outro método em que os participantes podem oferecer uma antecipação de valores de suas contribuições. Aquele que apresentar a proposta mais alta ganha uma carta de crédito.


Cabe a administradora elaborar os contratos, dividir as participações, recolher as contribuições, agendar e organizar as assembleias com os sorteios e disputas de lance, além de regulamentá-los.


Como funciona o consórcio para caminhões?

Não existem muitas diferenças para o consórcio para caminhões em comparação a outros consórcios. A única ressalva é que, ao contrário dos carros de passeio, os valores e os prazos da carta de crédito costumam ser maiores.


Alguns modelos de caminhões são oferecidos como opções de escolha. Contudo, eles valem apenas como referência. No final das contas, o contemplado é livre para decidir qual veículo que lhe atenderá mais dentro da categoria a qual o consórcio foi criado.


Qual a diferença entre consórcio e financiamento?

O financiamento funciona como um empréstimo pessoal oferecido por uma instituição financeira, que irá cobrar juros sobre esse valor, além de outras taxas. Para ser agraciado, o interessado passa por uma avaliação de crédito pré-aprovada pela instituição financeira.

Além disso, na maioria dos casos os financiamentos não cobrem o valor total do bem, sendo necessário o pagamento de uma entrada.


O consórcio, por sua vez, funciona como autofinanciamento. As contribuições mensais criam um fundo a ser utilizado posteriormente. Nesse caso, não há juros sobre o crédito adquirido. Porém, as taxas de administração (não juros) estão contidas nas parcelas. Existem casos que a taxa chega a 25% do valor do possante. Por isso, faça uma pesquisa detalhada antes.


Vantagens e desvantagens do consórcio para caminhão

Como já dissemos, existem vários fatores entorno de um consórcio. Entre as suas vantagens, é o fato dele não exigir entrada ou qualquer outro tipo de aporto de aporte por parte de seu consumidor. Quando agraciado com a carta de crédito, o consorciado recebe o valor integral contratado, podendo utilizá-lo para comprar o bem à vista, caso seja suficiente.


Ademais, o consórcio pode ser um aliado do planejamento financeiro do caminhoneiro. Como as parcelas do consórcio e o seu prazo de vigência são definidos em contrato, fica mais fácil planejar-se para poder arcar com as contribuições.


Ao mesmo tempo, da mesma forma que oferece vantagens, o consócio também apresenta algumas desvantagens. Dentre elas está o tempo de espera e à incerteza quanto ao prazo para o recebimento da carta de crédito.


Com a incerteza da resposta, o modelo de caminhão desejado pode sofrer uma flutuação e ficar mais caro. Essas variações dependem do mercado. Contudo, se o preço não estiver mais equivalente, o consorciado terá de arcar com a diferença.


Outra imprecisão em relação a esse tipo de sistema do qual funciona o consórcio e sua dinâmica a longo prazo são os imprevistos que o caminhoneiro pode ter durante esse período de incertezas.


Assim como qualquer, estamos sujeitos a doenças ou acidentes que podem fazer você precise do dinheiro investido. Dependendo do contrato firmado, pode haver cobranças de taxas para reavê-lo.


Antes de assinar o contrato, pesquisa a administradora

Nunca assine um contrato sem fazer uma pesquisa da administradora no qual você irá fazer negócio. Verifique a reputação da empresa, os preços cobrados nas taxas de administração e as condições de contrato oferecidas.


Faça uma checagem no site do Banco Central. Somente empresas autorizadas por ele podem administrar um grupo de consórcio.


Você pode buscar a empresa também no site da Associação Brasileira de Administradora de Consórcios.


Outros meios confiáveis em fazer uma busca são o Reclame Aqui, o próprio Google, além dos Procons estaduais e órgãos de defesa do consumidor por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.


Mantenha seu nome limpo

Mantenha seu nome limpo. Fama de mau pagador no mercado junto aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, podem trazer dificuldades na aprovação de sua carta de crédito.


Conclusão

Você viu que o consórcio de caminhão passa por várias etapas importantes. Apesar disso, não há dúvidas que um caminhão novo pode contribuir, e muito, para o crescimento de seus rendimentos e ajudá-lo a se tornar um profissional de sucesso. Por isso, coloque em prática tudo o que aprendeu e faça as contas para otimizar seu negócio.


Por fim, quando contemplado, não esqueça de fazer um test drive no seu novo “brutão”. Verifique se ele realmente está em dia.


E não se esqueça de seguir nosso blog e nossas redes sociais. Fique dentro de todas as novidades no mercado de caminhoneiros. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima.

62 visualizações

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco