• Mason Trucks

Consumo de combustível: 5 dicas para reduzir o gasto


Combustíveis adulterados podem causar muitos problemas no motor, na bomba de combustível, nas velas, retentores, anéis de vedação, etc. Por isso, abasteça sempre em postos confiáveis.

O gasto com combustível concentra uma boa parte do orçamento de um caminhoneiro. Segundo a Associação Brasileira do setor, o diesel representa 42% do custo do frete para o motorista autônomo ou dono de frota.


No preço que o motorista paga no posto, além dos impostos e da parcela da Petrobras, estão incluídos também custos de aquisição do biodiesel, margens de comercialização das distribuidoras e dos revendedores.


Com isso, no final, cerca de 29% pago pelos caminhoneiros no combustível são tributos, sendo 16% ICMS, recolhido pelos Estados, e 13% Cide e Pis/Cofins, de competência da União.


Com tantas taxas, nada melhor do que poupar o consumo do combustível, não é verdade? Pensando nisso, listamos cinco dicas para você reduzir o gasto com o abastecimento sem prejudicar o seu negócio. Confira!


1.Planejar a rota contribui para o consumo de combustível

Faça um mapeamento da rota que você irá seguir. Isso lhe ajudará a reduzir o consumo de combustível.


Imagina você chegando em uma cidade em que não conhece e descobre que seu caminhão não pode trafegar em determinada avenida. Com toda a certeza isso será sinal de diesel desperdiçado, uma vez que você terá que dar meia volta para procurar outro caminho.


Alguns aplicativos apresentam um mapa da região atualizado, além de outros dados como trânsito, blitz, acidentes, buracos, dentre outras ocorrências.


Ademais, como sabemos, parar e acelerar o truck a todo momento influencia no aumento do consumo do combustível. Por isso, ao fazer o planejamento de rotas, procure alternativas às vias com menos acessos, o que também economiza tempo. Evite, ainda, circular em horários de pico.


2.Abasteça em postos confiáveis

Combustíveis adulterados podem causar muitos problemas no motor, na bomba de combustível, nas velas, retentores, anéis de vedação, etc. E gargalos como esses refletem em prejuízo financeiro.


Dessa forma, abasteça sempre em postos confiáveis, com preços justos. Uma boa dica é conversar com outros caminhoneiros que conheçam a região.


3. Faça Manutenção Preventiva

Uma forma de economizar esse alto consumo e poupar diesel é por meio da manutenção preventiva. Além de deixar o caminhão em dia, a manutenção preventiva é uma ótima maneira de antecipar dos problemas que podem causar o aumento do consumo do combustível.


Utilizar apenas peças originais, fazer revisões no prazo e trocar o óleo na data correta também são uma ótima maneira de antecipar dos problemas que podem causar o aumento do consumo do combustível.


4. Evite o excesso de carga

Além de ilegal e suscetível à multa, rodar com excesso de carga compromete o sistema de suspensão e os pneus do caminhão. Essa prática contribui para o excesso de desgaste de vários componentes do peso pesado, o que acaba expondo o motor. Gasto com diesel tende a ser muito maior em veículos que apresentam problemas no motor.


5. Utilize o freio motor

O freio motor funciona por meio da resistência das engrenagens da embreagem e transmissão transferida para as rodas. Assim, a parada do caminhão é muito mais suave, diminuindo a carga sobre as pastilhas e lonas do sistema de frenagem. Adotar essa prática contribui para economizar diesel.


Em conclusão, existem outros fatores que irão lhe ajudar a poupar combustível. Um deles é dirigir com o motor desengatado. Ao descer uma ladeira engatado ou aproveitar o freio motor para as paradas do caminhão, o motor continua funcionando por meio do giro das rodas. Diante disso, o sistema de injeção eletrônica reconhece que não é preciso mais combustível e corta sua alimentação.


Além disso, modere no ar-condicionado. O ar é um grande vilão dos combustíveis. Dessa maneira, prefira utilizar o sistema de ventilação da cabine e abra as janelas em vez de abusar do ar-condicionado.


E lembre-se sempre de calibrar os pneus. Pneus murchos e desalinhados podem aumentar o consumo de combustível em até 20%.


Outras dicas rápidas:

  • Use a energia elétrica dos pontos de parada para alimentar acessórios da cabine e climatização;

  • Dirija sem acelerar ou frear bruscamente (⅓ da economia de combustível vem de uma direção otimizada);

  • Evite acelerar entre as trocas de marchas;

  • Mantenha uma boa distância do veículo da frente para evitar a frenagem e aceleração excessivas;

  • Torne o seu caminhão mais aerodinâmico;

  • Use rodas de alumínio.

Conclusão

Você viu que o gasto com combustível pode ser diminuído nos pequenos processos do dia a dia de trabalho. Em alguns momentos, muitas vezes não terá como seguir as dicas. Contudo, adotar essa prática pode contribuir, e muito, na redução de consumo do diesel do seu brutão.


Se você sabe de mais alguma dica de como economizar combustível, comente aqui. Nós vamos adorar sua participação. Não esqueça de seguir nosso blog e nossas redes sociais. Fique dentro de todas as novidades no mercado de caminhoneiros. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima.

207 visualizações

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco