Blog

Custos operacionais: saiba como diminuir seus gastos

Se não for bem planejado, os custos operacionais do seu caminhão ou frota pode te levar a gastos altos e inesperados. A realidade econômica do país e a valorização dos lucros obtidos com suas viagens torna cada vez mais importante a capacidade de diminuir as despesas do seu veículo.

Antes de seguir estratégias para diminuir seus custos, você deve compreender os gastos. Se você é dono de um veículo de grande porte ou gestor de frotas, deve ficar atento a todas as etapas operacionais do trabalho, desde as manutenções preventivas e custos como combustível, até as rotas que você ou os funcionários irão seguir. E todos estes processos fazem parte do total de custo operacional.

Quer saber como diminuir seus custos operacionais? Confira agora o nosso post e garanta uma organização e lucratividade no seu trabalho. Vamos lá?

Faça um planejamento financeiro

O aumento do custo das operações tem elevado a dificuldade no transporte de cargas. Além dos desafios das estradas, boa parte delas em má condições e sem infraestrutura em seu entorno, a alta dos preços do combustível e prejuízos provindos da segurança ajudam a elevar os gastos operacionais do seu negócio e levam uma grande fatia do retorno financeiro do trabalho realizado.

Nesse sentido, ter em mente com o que você irá gastar é uma excelente alternativa para o controle das despesas. Por isso, faça um planejamento financeiro. Crie uma planilha e liste seus gastos e destaque os custos que causam maior impacto em seu orçamento.

Como controlar os gastos com custos operacionais

É imprescindível que todos os custos sejam computados de forma detalhada. Tenha acessível os valores investidos em viagens, funcionários, manutenção e conserto. Uma boa dica é o uso de planilhas ou listas para este controle.

Trace metas

Tão importante quanto controlar os gastos atuais é estabelecer metas de gastos. Crie metas detalhadas, como cortar 10% dos custos em seis meses. Assim, você consegue visualizar seu objetivo de forma mais palpável.

Planeje rotas

Define os melhores percursos para seu veículo ou sua frota. Leve em consideração o tempo do transporte, as condições da estrada e a infraestrutura do trajeto.

Há no mercado aplicativos que auxiliam o motorista na prevenção de roubo de caminhões. Colha, ainda, informações com outros caminhoneiros que conhecem bem determinada estrada.

Acompanhe o trajeto

O acompanhamento de todo o trajeto do caminhão pode ser feito por monitoramento de câmeras ou aplicativos. Ficar de olho neste processo ajuda a diminuir os riscos de segurança e pode apontar problemas a serem solucionados que você não saberia sem o acompanhamento.

Faça manutenção preventiva

A manutenção preventiva é essencial para diminuição de custos operacionais. Inspeções como estas podem prever problemas futuros e garantir veículos em funcionamento com sua potência máxima.

Preze pela qualidade dos produtos usados em seu caminhão

Contar com peças, combustível e lubrificantes de qualidade é fundamental para o bom funcionamento do seu veículo. O gasto com combustível, por exemplo, concentra uma boa parte do orçamento de um caminhoneiro.

Segundo a Associação Brasileira do setor, o diesel representa 42% do custo do frete para o motorista autônomo ou dono de frota.

Por isso, além do custo elevado, o caminhoneiro tem que ficar ligado também com a adulteração desses combustíveis. Apesar da intensa fiscalização pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o Brasil é um dos países que mais sofre com esse tipo de problema. E infelizmente o diesel aparece como um dos prediletos dos falsificadores, causando prejuízos para os donos de frota.

Conclusão

Para reduzir os custos das suas operações, seja você um caminhoneiro autônomo ou frotista ou empresa, é preciso acompanhar de perto e controlar detalhadamente cada passo dado por seu veículo e funcionário. É preciso criar uma estrutura sistêmica, que deve ser seguida por todos os envolvidos no processo, para que a redução de gastos seja efetivamente alcançada. Comece agora seguindo os passos lidos aqui no nosso blog.

Conhece mais formas de diminuir custos operacionais de caminhões? Comente aqui. Ficaremos muito felizes com a sua participação. Não esqueça de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades das estradas. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn. Até mais!

Posts relacionados