• Mason Trucks

Ecocondução: bom para o seu bolso, bom para o meio ambiente

Na última década nós acompanhamos uma verdadeira revolução tecnológica nos veículos automotores. Cada vez mais modernos e confortáveis, os possantes apresentam também menores índices de emissão de poluentes. Contudo, para usufruir plenamente destes benefícios, é preciso aderir a uma ecocondução. Mas o que seria isso?


O termo deriva da expressão condução ecológica, que é a forma de dirigir o veículo por meio de técnicas mais seguras, eficientes e, consequentemente, mais benéficas ao ambiente. Prática que, somada às novas tecnologias automotores, contribui imensamente para a sociedade e para o planeta.


Além do inegável benefício da sustentabilidade, o que não é pouco, ser adepto de uma ecocondução também é uma ótima forma de beneficiar o seu bolso. Uma vez que é possível poupar até 25% do combustível com o método, por exemplo. Mas isso não é tudo, confira algumas das principais vantagens:


  • Redução do consumo de combustível.

  • Redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.

  • Diminui situações de acidentes nas estradas.

  • Diminui os problemas mecânicos dos caminhões.

  • Aumento da vida útil dos possantes, graças ao menor desgaste de componentes.

  • Redução do estresse do motorista na estrada.


Como ser um ecocondutor?

Bom, não restam dúvidas quanto às vantagens sociais, ambientais e financeiras da prática. Mas você deve estar se perguntando quais são as técnicas utilizadas no ecodriving, correto? Pois bem. Elencamos as 7 principais práticas que contribuem para uma ecocondução eficiente. Vamos a elas.


1- Respeitar os limites de tráfego

Dirigir a uma velocidade constante é fundamental para um bom desemprenho do caminhão. Quem trafega a 80 quilômetros por hora, por exemplo, economiza 15% mais combustível do que quem trafega a 100 quilômetros por hora.


2- Pneus bem calibrados

Verificar a pressão dos pneus regularmente também é uma prática que favorece o bolso. A baixa pressão contribui para uma maior resistência do rolamento e maior consumo de combustível; enquanto uma pressão muito alta aumenta o desgaste do pneu. Lembre-se de seguir, sempre, as instruções do manual do possante para a calibragem correta.


3- Poupe marchas, poupe desgaste.

Além de não ser errado, caso seja possível, passar da 3ª para a 5ª marcha, por exemplo, é recomendável. Essa técnica evita o desgaste de componentes do câmbio, além de economizar combustível. Vale tanto para as acelerações quanto para as reduções.


4- Mantenha a distância

Manter uma distância segura do veículo à frente não favorece somente a segurança dos motoristas, como também o bolso. Trafegando desta forma você evita frenagens bruscas, uma vez que a distância adequada possibilitará um melhor tempo de reação. Além disso, ocasiona um menor desgaste das pastilhas de freio dos pneus.


5- Caminhão moderno, sinônimo de economia.

Na hora de escolher o possante da sua frota, opte por veículos com tecnologia de ponta que estejam dentro dos padrões mais altos de segurança ambiental no país. Observe a potência, o indicador de emissões, aerodinâmica e eficiência na manutenção preventiva.


6- Sempre engrenado

Além de proibido, descer na banguela não é sinônimo de economia. Nos veículos modernos, ao descer engrenado, a injeção eletrônica identifica a pouca resistência e corta a alimentação do combustível durante o período. Além de econômico, é seguro contra acidentes por utilizar o freio motor.


7- Nada de sobrecarga

Trafegar com excesso de peso, além de ser passível de multa, gera maior consumo de combustível e desgastes em componentes mecânicos. Portanto, confira a Resolução 210/06 do Contran para uma correta disposição da carga no seu possante.


Pronto. Agora que você conhece as boas práticas para se tornar um ecocondutor, faça a sua parte! Contribuara o bem-estar de todos nas estradas e para um planeta cada vez mais sustentável.

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco