• Mason Trucks

Economia nas estradas: conheça 5 dicas que vão te ajudar a ter um lucro maior

Não importa se você é motorista de caminhão, aplicativo ou apenas vai fazer uma pequena viagem de carro. A verdade é que todo motorista quer aumentar a sua lucratividade. Ainda mais nos períodos em que os fretes são mais baratos, assim como quando há uma demanda menor de viagens.


Evitar certos gastos, às vezes, pode parecer difícil, até porque o motorista tem muitas coisas para se preocupar. Sabendo disso, a Mason Trucks preparou 5 dicas de economia nas estradas que vão te ajudar controlar os gastos nas viagens.



1 - Revisão do veículo:


A primeira dica é levar o veículo para a revisão preventiva. Quem pensa no futuro, não pode deixar de zelar pela sua ferramenta de trabalho. Além do aumento da durabilidade do veículo, a revisão está diretamente ligada a segurança. A falta de manutenção nos veículos pode causar graves acidentes nas estradas.


O que desanima os propietarios quando o assunto é revisão são valores de alto custo, que podem levar os donos a quererem economizar e, assim, utilizar peças do mercado paralelo e somente contratar serviços de manutenção para consertar problemas já identificados. Segundo informações de levantamento feito pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), realizar manutenções preventivas é, no mínimo, 40% mais barato do que as manutenções corretivas. A causa disso é porque as peças defeituosas tendem a comprometer outros componentes, tornando os serviços mais difíceis, demorados e mais caros. A ideia de economizar pode acabar saindo bem mais cara.


2 - Planejamento da viagem:


Planejar a viagem é algo essencial antes de pegar a estrada. Existem trechos nas rodovias brasileiras que são esburacadas, a sinalização é precária ou inexistente, falta acostamento e existem riscos de deslizamento e erosão do asfalto. Tudo isso deve ser levado em consideração ao escolher o trecho por onde se vai transitar, uma vez que essas situações fazem com que a velocidade seja reduzida e acabam comprometendo o estado de conservação do veículo.


Existem, também, os horários com alto fluxo de veículos, que devem ser considerados. Permanecer muito tempo parado na estrada gasta mais combustível, piora o desgaste das peças e pode comprometer os prazos da viagem. Outro fato interessante de se avaliar é sobre a possibilidade de evitar determinados pedágios mais caros, percorrendo por outra rota.


3 - Economia de combustível


O combustível é um dos principais vilões que atormentam os motoristas. Pesquisar sobre a reputação dos postos para abastecimento é essencial, afinal, é importante comprar combustível de qualidade. Já que preços não ajudam muito, é bom mudar certos hábitos para, assim, reduzir o consumo.


Uma dica é diminuir o uso do ar-condicionado, contribuindo com a redução do consumo. O equipamento necessita de muita energia elétrica para funcionar, dividindo-a com o sistema de ignição e com isso, há mais queima de combustível.

Se atentar a calibragem dos pneus também pode ajudar na economia. É fundamental manter o veículo sempre alinhado e balanceado. Pneus murchos e desalinhados podem aumentar o consumo em até 20%.


Direção defensiva sempre! Não só contribui para um trânsito mais tranquilo, diminuindo o estresse do dia a dia, como também reduz o consumo. Ao evitar paradas bruscas e aceleradas constantes, o veículo pode aproveitar melhor a energia gerada, além de evitar a injeção desnecessária de combustível.


4 – Aumentar a durabilidade das peças


Utilizar o freio motor para evitar o desgaste dos freios, fazer uso somente de peças originais, tomar cuidado com buracos e dar atenção aos fluidos são algumas das boas práticas que fazem com que seu veículo dure por mais tempo sem a necessidade de consertos. Afinal, um proprietário que não tem cuidado com seu veículo acaba gastando muito mais com serviços de reparos, sem falar em potenciais custos com guinchos e indenizações de eventuais acidentes.


5 - Planejamento financeiro


Aqui você deve colocar na ponta do lápis todos os gastos, incluindo aqueles com alimentação, hospedagem e despesas pessoais. Desse modo, é possível visualizar o quanto o faturamento precisa alcançar, assim como os custos que precisam ser evitados. Lembre-se sempre de guardar pequena quantia dos lucros para um fundo de emergência que possa ser utilizado em caso de problemas mecânicos ou acidentes.



Agora que você já está por dentro de todas essas dicas, não se esqueça de ler o nosso artigo sobre seguro de caminhões, assim você estará pronto para pegar a estrada. Boa viagem!

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco