• Mason Trucks

Filtro de combustível: entenda a sua importância


O filtro de combustível é um componente essencial para o bom funcionamento de seu veículo, seja ele movido a álcool, gasolina ou diesel.


O motor é um mecanismo complexo e sensível. Se as impurezas contidas no combustível não forem filtradas com eficiência, o motor pode sofrer danos que vão doer no bolso do proprietário.


Daí a importância do filtro de combustível: reter os resíduos, para que não prejudiquem o desempenho do veículo e nem danifiquem outros componentes do motor.

Vamos entender isso melhor. Prossiga com a leitura!


O que é e como funciona o filtro de combustível


É uma peça simples e de custo relativamente baixo, mas exerce papel fundamental na preservação do sistema de injeção ou carburação, se for um veículo mais antigo. O filtro consiste em um conjunto em nylon, alumínio ou aço, com papel filtro à base de fibras de celulose. Fica localizado entre o tanque e o motor.


As condições de armazenamento e transporte do combustível até a rede de abastecimento propiciam o acúmulo de poeira e resíduos, que podem estar também no fundo do tanque do veículo. Se essas impurezas atingem o motor, os componentes podem sofrer danos.

Para evitar que isso aconteça, o filtro de combustível deve estar sempre em perfeitas condições. Esteja atento à hora da troca.


Como saber a hora da troca


O ideal é estar atento às recomendações do fabricante, que são encontradas no manual do veículo. De modo geral, a orientação é para que a troca seja feita a cada dez mil quilômetros rodados.


No entanto, fatores como combustível de má qualidade e um tanque sujo podem reduzir a vida útil do filtro, forçando uma troca mais frequente.


Por isso, é preciso estar atento aos “sinais” de que está na hora de trocar o filtro de combustível. Conheça alguns dos indicativos para a troca:


  • Interrupção repentina no fluxo de combustível em velocidades baixas.

  • Falha na aceleração, como se o motor estivesse “engasgado”.

  • Falha na ignição: dificuldade para dar partida no motor.

  • Aumento no consumo de combustível.

  • Sinais de ferrugem no filtro.


O que fazer para o bom funcionamento do filtro


Alguns cuidados simples contribuem para aumentar a vida útil da peça. O uso de combustível aditivado é um cuidado recomendável. Abasteça sempre em postos de confiança, para evitar combustível adulterado ou de má qualidade.


É importante, também, não rodar com o tanque na reserva, pois as impurezas se acumulam no fundo e podem passar com mais facilidade. Prefira manter o tanque quase cheio, pois isso também o protege contra ferrugem, ao evitar que parte do reservatório fique exposta à oxidação.


A limpeza periódica do tanque de combustível é outro cuidado a ser adotado, justamente para evitar aquele acúmulo de resíduos no fundo e para proteção contra ferrugem.


Mais um cuidado fundamental é consultar o manual do fabricante para saber que tipo de filtro de combustível é o correto para seu veículo, pois existem modelos com diferentes características. Filtros para veículos movidos a etanol, por exemplo, são fabricados de material anticorrosivo. Esteja atento!



Como você viu, o filtro de combustível é um componente fundamental para o bom desempenho e a preservação de seu veículo. A troca do filtro na hora certa é uma despesa relativamente baixa e vai evitar danos e prejuízos maiores.


Esperamos que nosso artigo seja útil para que você cuide melhor de seu veículo. Quer fazer comentários? Esteja à vontade, o espaço é seu!

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco