• Mason Trucks

Financiamento de caminhões: entenda como funciona


O financiamento de um caminhão passa por várias etapas importantes

Quem vive cruzando as estradas de norte a sul do Brasil sabe muito bem da importância de ter ao seu lado um bom companheiro de estrada. Mas com o passar do tempo, chega um dia em que seu caminhão não suporta mais tantas demandas, o que compromete até mesmo os prazos de entrega.


Quando isso acontece, talvez seja o momento perfeito para “aposentar o seu velhinho” e adquirir um novo parceiro de viagens. Mas como você sabe, adquirir um novo caminhão não é um investimento barato. Portanto, é preciso estar seguro no momento da compra e ter a certeza de que está fazendo um bom negócio.


Uma das opções para esse custo não sair tão pesado para seu bolso é o financiamento. Você sabe como funciona o financiamento de caminhões?


Preparamos este material repleto de informações e dicas para que conheça todos os modelos de financiamento existentes no mercado. Ficou curioso? Continue a leitura!


Investir em um caminhão novo ou usado?

Essa é uma pergunta que muitos caminhoneiros fazem. Isso vai depender da sua demanda e de quanto você está disposto a gastar. No caso do seminovo, por exemplo, o valor do investimento é menor.


No entanto, pode ser que ocorra alguns problemas indesejados. Por isso, antes de mais nada, faça uma checagem se o veiculo está em boas condições. Afinal, não é legal investir dinheiro em um produto que não está em plena atividade, não é verdade?


Faça um check-up completo no peso pesado. Observe se existem amassados, componentes quebrados, arranhados, machas, problemas no motor, embreagem ou freios.

Além disso, se sua opção for em comprar um caminhão usado, tenha em mente que a desvalorização do veiculo tende a ser maior. Ao mesmo tempo, o custo com a manutenção preventiva será mais elevado em comparação a um novo.


Nesse hiato, optar em comprar um caminhão zero quilometro pode ser mais atrativo. Contudo, o investimento será maior. Por isso, verifique se o valor das parcelas cabe no seu orçamento.


Quais são os tipos de financiamento de caminhão

Existem hoje no mercado três tipos de financiamento de caminhão. Cada um possui uma particularidade. Dentre eles estão:


1. Consórcio: o consórcio pode ser uma boa opção para quem já tem um caminhão e pensa em ampliar o negócio a longo prazo. O período máximo de pagamento e do consórcio é de 80 meses. O lado ruim é que o comprador não adquiri o caminhão imediatamente. É preciso esperar o sorteio, feito a cada mês. As taxas de administração (não juros) estão contidas nas parcelas. Porém, existem casos que a taxa chega a 25% do valor do possante. Por isso, faça uma pesquisa detalhada antes.


2. Leasing: na prática, o leasing um contrato de aluguel. Nesse caso, o banco compra o caminhão e cede o direito ao uso ao caminhoneiro, que paga as mensalidades normalmente, mas só passa a ser dono do veículo quando quita todas as parcelas;


3. Crédito Direto ao Consumidor (CDC): modelo de crédito direto. Ou seja, o banco te empresta o dinheiro e você já sai com o caminhão para casa. No entanto, as taxas de juros podem ser mais altas.


BNDES Procaminhoneiro

Existem outras opções de financiamento de caminhões por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Uma delas é o BNDES Procaminhoneiro.

Ele é destinado para profissionais autônomos e microempresa que fatura até 2,4 milhões por ano. É possível financiar até 70% do valor do caminhão, com possibilidade de ser estendido em até 90%.


As taxas de juros podem ser fixas ou variáveis. Os detalhes podem ser encontrados na página do BNDES Procaminhoneiro. O prazo de financiamento é de até oito anos, com carência de até seis meses, sendo que os juros são pagos a cada três meses durante a carência.


Para conseguir o financiamento, é necessário estar inscrito no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC) como transportador autônomo de carga, e o caminhão seminovo que será comprado deve estar regularizado com os órgãos de trânsito, fiscais, tributários e sociais.


Finame Procaminhoneiro

Destinado apenas para pessoas jurídicas, o programa oferece financiamentos de caminhões com até dez anos de fabricação, que estejam cadastrados no Finame.


O valor de um caminhão com até sete anos de fabricação pode ser 80% financiado em até 72 meses. Para os caminhões com oito a dez anos de fabricação, 70% do valor é financiável em até 60 parcelas. Ambos os casos incluem seis meses de carência, em que também há cobrança de juros, porém, a cada três meses.


Para participar do Finame Procaminhoneiro é preciso ter registro ativo na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e comprovar dois anos de trabalho efetivo em transporte rodoviário de cargas.


Faça uma pesquisa completa

Agora que você viu como funciona o financiamento para caminhões, lembre-se de fazer uma pesquisa completa antes de adquirir o novo companheiro de estrada.


Faça uma planilha e avalie se o preço do caminhão cabe em seu orçamento. Por isso, antes de mais nada, tome a decisão somente quando estiver certo de que poderá honrar a dívida. Importante ressalta que o o caminhão é dado como garantia pelo pagamento quando financiado.


Nesse sentido, caso você não consiga pagar as parcelas, o veiculo pode ser apreendido. Tal fato não seria nada legal para seu negócio, não é verdade. Dessa forma, fique atento.


Novos gastos

Não apenas você deve colocar na ponta do lápis todos os gastos, como também deve lembrar de outras despesas que se juntarão com a compra. Dentre elas estão:


· emplacamento;

· licenciamento anual;

· IPVA;

· seguro DPVAT;

· seguros contra roubo, colisões e demais sinistros;

· multas de trânsito.


Conclusão

Você viu que o financiamento de um caminhão passa por várias etapas importantes. Apesar disso, não há dúvidas que um caminhão novo pode contribuir, e muito, para o crescimento de seus rendimentos e ajudá-lo a se tornar um profissional de sucesso. Por isso, coloque em prática tudo o que aprendeu e faça as contas para otimizar seu negócio.


E não se esqueça de seguir nosso blog e nossas redes sociais. Fique dentro de todas as novidades no mercado de caminhoneiros: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima.

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco