• Mason Trucks

Financiamento ou Consórcio: qual a melhor opção?

Quando a gestão é bem-feita, as oportunidades aparecem, os negócios florescem e o lucro dá o fôlego necessário para o próximo passo: aumentar a frota. Mas qual é a melhor forma de fazer isso, por meio de consórcio ou financiamento de caminhões? Bom, primeiro, vamos entender a diferença entre eles.


Financiamento: compre agora, pague depois.


O financiamento geralmente é feito em bancos, os quais possuem uma gama diversificada de valores a serem financiados. Normalmente o aporte varia entre 50% e 90% do possante, mas também é possível encontrar financiamentos do valor total.


Na maioria das vezes, é importante que o comprador, seja ele um gestor de frota ou um motorista autônomo, tenha em mãos uma quantia substancial para dar de entrada, uma vez que quanto maior esse valor, melhores serão as condições.


Porém, além do tradicional, existem outros tipos de financiamento. E devido a isso é recomendado que seja feita uma pesquisa para perceber qual deles fornece as vantagens que melhor se encaixam em seu orçamento.


Tipos de Financiamento


  • Por meio da linha de crédito BNDES Finame é possível financiar o veículo em sua totalidade. Contudo, nem todos os caminhões fazem parte do programa. É preciso verificar se na lista consta um modelo, ou marca, que atenda a sua necessidade.

  • Outro tipo de financiamento bastante utilizado é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), na qual uma instituição financeira empresta o dinheiro para compra do caminhão. O valor pode ser pago em até 60 vezes com juros, e o adiantamento da parcela se torna proveitoso porque possibilita a redução de taxas.

  • O leasing é um modelo que funciona como contrato de aluguel. O banco compra um caminhão e cede ao motorista o direito ao uso. Este irá pagar as mensalidades normalmente, mas só se tornará proprietário do veículo ao final do contrato e, consequentemente, das prestações pagas.


Consórcio: a poupança compartilhada.


Muitos compradores entendem que os juros acrescidos aos financiamentos não valem e pena, preferindo pagar à vista. Mas um caminhão é um veículo com um valor bastante considerável, por isso é preciso muita disciplina para juntar a quantia necessária para esta aquisição. O que nem todos conseguem.


Foi assim que nasceu o consórcio, modalidade pela qual um grupo fechado de pessoas com um mesmo objetivo cria uma poupança necessária para a compra de um bem, seja um carro, um imóvel ou até mesmo um caminhão.


No consórcio, as pessoas pagam mensalmente a parcela de uma quantia que constituirá o valor de determinado bem. Ao final do período previamente estabelecido, o valor depositado pelo participante lhe é entregue, corrigido, como um acarta de crédito. Por meio dela, o contemplado pode efetuar sua aquisição.


Mas existem duas formas de o participante receber a carta de crédito antes do final do prazo. Por meio de sorteio, ou por meio de um lance dado pelo participante que é, na verdade, um adiantamento de prestações. Neste segundo caso, vence que oferece a maior quantia.


Vale ressaltar que, apesar de receber os recursos anteriormente, o beneficiário continuará arcando com as mensalidades até o fim do período pré-estabelecido, até que todos possam comprar seu bem.


Vantagens em se fazer consórcios.


Abaixo, confira algumas das principais vantagens em fazer parte de um consórcio:

  • Não exige entrada ou qualquer outro tipo de aporte do consumidor.

  • Quando agraciado com a carta de crédito, o consorciado recebe o valor integral contratado.

  • Não há taxa de juros. A única despesa extra que o associado precisa assumir é a taxa administrativa do consórcio, que não passa de 0,5% ao mês.

  • Dispensa burocracias, está ao alcance de qualquer pessoa.

  • Os valores da carta de crédito e das mensalidades são corrigidos de acordo com a realidade do mercado.

O consórcio é uma atividade regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central. Essa supervisão garante segurança aos associados, visto que não há risco de perder o valor investido e que há tranquilidade para que analisem o momento ideal para utilização da carta de crédito.


Agora que você já sabe a diferença entre consórcio e financiamento, faça o planejamento mais adequado ao seu orçamento e escolha o melhor tipo de caminhão para a sua frota.

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco