• Mason Trucks

Fluido de freio: qual a hora certa de trocá-lo?


A principal função do fluido de freio é principal função é transmitir a força exercida sobre o pedal até as pastilhas.

Um bom plano de segurança para o caminhão passa por várias etapas. Dentre os requisitos essenciais que precisam conter no check list do caminhoneiro é o fluido de freio.


Peça extremamente importante para a segurança do caminhão, o fluido de transmite e controla o sistema de freios do veículo, contribuindo dessa forma, para o bom funcionamento do peso pesado.


O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é o momento certo de trocar o fluido. Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre esse líquido tão essencial para seu peso pesado.


O que é fluido de freio?

Nada mais que um componente que deve ser usado nos sistemas hidráulicos do veículo. Sua principal função é transmitir a força exercida sobre o pedal até as pastilhas de freio.

Dentre suas principais características, estão a capacidade de não se comprimir, a de suportar altas temperaturas e a qualidade de absorver água com o tempo.


Quais são os tipos de fluido de freio

Existem hoje no mercado quatro tipos de fluidos de freio. Eles são classificados da seguinte forma:


  • DOT3 — esse tipo de fluido é desenvolvido especialmente para veículos leves, como carros de passeio, por exemplo. Sua aplicação é feita para sistemas hidráulicos de freios e embreagens com uso moderado. Esse fluído conta com o nível de ebulição mínimo de 205°C;

  • DOT4 — ideal para sistema hidráulico de freios e embreagens de automóveis, caminhões, ônibus, pick-ups e tratores. Tem um nível de ebulição de 230°C;

  • DOT5 — recomendado para modelos de maior desempenho, como os carros e caminhões de competição, seu nível de ebulição é de 260°C. Existe uma subdivisão entre DOT5 (à base de silicone) e 5.1 (à base de óleos minerais).

Quando devo trocar o fluido?

Essa pergunta vai depender muito do tipo de fluido que você está utilizando em seu veículo. Em alguns casos, a recomendação é que essa troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Em outras, após um ou dois anos. Além disso, alguns indicativos devem ser observados, tais como:


I. Cor do fluido: cada fabricante conta uma cor de fluido diferente. Alguns são transparentes, outros vermelho, amarelo, azul etc. Contudo, com o passar do tempo, devido ao acúmulo de impurezas, essa cor vai se tornando mais opaca. Portanto, se ela começar a apresentar um tom marrom ou escuro, é recomendado drenar o líquido e adicionar um novo.

II. Nível baixo: ao contrário de outros óleos utilizados no veículo, não é comum que o nível do fluido de freio baixe. Se isso ocorrer, é recomendado procurar sua oficina de confiança. Geralmente, quando isso ocorre, é um indicio de um problema mais grave no sistema, como vazamento em algum cilindro, cano, conexão, mangueira etc.

III. Excesso de água no fluido: o reservatório que o armazena o fluido de freio possui uma abertura que possibilita a entrada de ar e, consequentemente, entrada de água. Nesse sentido, é natural que o acumulo de água acima do recomendado afeto o sistema de freios, comprometendo dessa forma a segurança do motorista. Por isso é importante prestar atenção nesses detalhes. Outro ponto a ser salientado é que o excesso de água também pode oxidar componentes, sobretudo das rodas traseiras, causando muitos problemas como até mesmo a quebra de peças.

IV. Observe o painel: geralmente o painel do caminhão sempre indica quando um erro está ocorrendo no sistema. Por isso, caso apareça alguma iluminação indicativa (geralmente a mesma do freio de mão), é indicado você procurar seu mecânico.


Conclusão

A troca do fluido de freio é um processo que abrange vários processos. Por isso, sempre que possível, leve seu peso pesado em uma oficina de confiança para que o procedimento seja realizado da melhor forma possível.


Fique atento aos detalhes. Um caminhão saudável sempre garantirá o melhor desempenho de sua frota.


Quer saber mais sobre como cuidar do seu caminhão? Fique dentro de todas as novidades no mercado. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn! Até a próxima.

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco