• Mason Trucks

Frota própria: Vale a pena investir em logística de transportes?

Após um período de crise, a economia brasileira parece finalmente estar em processo de recuperação. Porém, a medida provisória do Governo Federal, que tabelou o preço do frete, se tornou uma preocupação para os grandes, médios e pequenos produtores. Como alternativa, as principais empresas do mercado brasileiro resolveram investir na frota própria de caminhões. Uma solução perspicaz que deve se tornar tendência nos próximos anos.


De fato, muitos comerciantes já vinham estudando alterações para depender, cada vez menos, das transportadoras terceirizadas. É o caso do grupo paulista Predilecta, que investiu cerca de R$ 15 milhões e criou uma transportadora própria para a logística da companhia. Em conversa com a o jornal Folha de São Paulo, o sócio-diretor Antônio Tadiotti comenta que a medida do governo motivou a companhia não só a acelerar o processo, como aumentá-lo. Atualmente, o braço logístico da empresa atende cerca de 60% das entregas, com meta para chegar aos 75%.


Os benefícios da aquisição de frota própria.


Seja por financiamento ou consórcio, a aquisição de caminhões para sua frota vai muito além de simplesmente fugir do controle de preços do frete pelo governo. Listamos abaixo 7 vantagens que agregam ao seu negócio, ao se manter uma frota própria.


Caminhão como ferramenta de marketing.


Com sua própria frota de caminhões, você investe em marketing direto. Uma vez que os veículos personalizados serão ferramentas de exposição da sua marca pelas rodovias do país.


Gestão de frota com qualidade.


Muitas vezes, a empresa terceirizada fornece veículos em má conservação ou que não passaram pela revisão adequada em uma concessionária. O que poderia vir a ser um problema, com a frota própria, moderna e conservada, se torna uma solução.

Uma vez que a impressão que o cliente tem do seu negócio, também, é bastante influenciada pela equipe de logística. Ou seja, seus caminhões personalizados serão mais um agente fortalecedor da reputação de sua marca.


Caminhoneiro satisfeito, cliente satisfeito.


Nem sempre as empresas terceirizadas terão a preocupação adequada com o bom atendimento, ao efetuar o serviço. O senso de pertencimento de um profissional próprio garante que os valores da empresa sejam observados em toda a jornada de relacionamento com o seu cliente.


Maior cuidado com a mercadoria.


Esse relacionamento mais próximo, garante ao cliente a confiança de um bom tratamento da sua mercadoria. Além do fato de que ligar um nome a um rosto humaniza a marca e fideliza a preferência, funcionando como uma ótima ferramenta de marketing direto.


Prazo de entrega adequado.


A entrega do produto no tempo certo, seguindo o planejamento adequado e, principalmente, garantindo a segurança do motorista, também é um fator positivo para quem possui frota própria. Uma das principais dores de cabeça com as transportadoras terceirizadas.


Planejamento logístico eficaz.


Com uma frota própria, a empresa consegue mensurar de forma consistente a capacidade de armazenamento de seus caminhões. Desta forma, o planejamento logístico será muito mais eficiente, diminuindo custos e aumentando os lucros do processo.


Apesar de parecer, à primeira vista, se tratar de um alto investimento, os benefícios assegurados ao se compor uma frota própria demonstram que, na verdade, pode ser financeiramente bastante lucrativo. Além de garantir aumento da valorização de sua marca, e uma maior satisfação do seu cliente. Então, escolha o melhor tipo de caminhão para o seu negócio, qualifique o setor logístico e garanta a excelência da sua empresa.

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco