• Mason Trucks

Gestor de frotas: por que ele é tão importante?


Um bom gestor de frotas precisa dominar todos os aspectos do negócio que está gerenciando, seja ele operacional, financeiro ou estratégico

Não importa o segmento e o tamanho da empresa. Uma estratégia mal planejada na gestão de frotas pode gerar um grande prejuízo para seu negócio. Nesse sentido, destaca-se a importância do gestor de frotas.

É dele a missão de garantir a disponibilidade e maximizar o desempenho operacional da frota com segurança, além da redução de custos, sem comprometer a qualidade final do resultado final da atividade.


Pensando nisso, listamos as principais competências desse profissional e por que ele é tão importante para o gerenciamento da sua frota. Acompanhe:


Afinal, o que faz um gestor de frotas?

Cabe a ele o papel de gerenciar a frota de veículos da empresa, assim como a gestão dos profissionais e dos fornecedores envolvidos nas operações. O gestor de frotas também é responsável pelo controle, gastos, manutenção e eficiência da frota.


Nesse cenário, é imprescindível que ele tenha uma excelente organização na rotina de controle dos processos e gestão de frotas, uma vez em que ele estará a todo momento lidando com diversos fluxos de trabalho.


Em adição, o gestor deve ter uma visão analítica dos processos que influenciam os resultados da área para que ele tome as decisões mais assertivas.


Dinamismo nas negociações

Como já destacamos, um bom gestor de frotas precisa dominar todos os aspectos do negócio que está gerenciando, seja ele operacional, financeiro ou estratégico. Por isso, é imprescindível que ele possua uma boa persuasão.


Uma das principais tarefas do gestor de frotas é estabelecer um bom planejamento estratégico para conhecer o mercado que atua. Esse processo envolve fornecedores, concorrentes e clientes. Por isso, para poder promover os melhores resultados para a empresa e parceiros, cabe a ele negociar preços e custos que estejam dentro do esperado.


É por meio desse posicionamento que marcará o sucesso financeiro ou o fracasso da organização.


Dessa forma, o gestor precisa estar por dentro de todos aspectos relacionados às finanças da companhia. Dentre elas estão as contas a receber e a pagar, o preço dos serviços prestados aos clientes, a análise da rentabilidade do negócio, o orçamento e planejamento orçamentário, os custos fixos e os custos variáveis, etc.


Tais medidas definirão as formas de redução de custos, aumentos de faturamento e receitas operacionais, investimentos, empréstimos e financiamentos, entre outros aspectos.


Cronograma de manutenção tem que ser bem definido

A manutenção preventiva é uma excelente aliada nos negócios de um caminhoneiro e gestor de frotas. Segundo o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), quem adota essa prática tem uma despesa de 30% a 40% menos do que gastaria com uma manutenção corretiva.


Esse gerenciamento é essencial para um bom gestor de frotas, seja essa manutenção preventiva ou corretiva. Ele precisar estar por dentro de todos os sinais que a frota apresenta, tal como a idade dos veículos e como são apresentados os critérios de manutenção de cada veículo.

Esse conhecimento o auxiliará no momento de tomada decisões, como por exemplo, na hora da substituição de um caminhão.


Outros aspectos importantes para serem analisados é o consumo de combustíveis e seu controle de gastos, assim como a limpeza e conservação do veículo, lubrificação, substituição e compras de peças, relacionamento com fornecedores para negociações de compra de equipamentos, entre outros tantos processos. Aspectos legais da frota

Outros assuntos que o gestor de frotas precisa ficar atento são os relacionados situação legal dos veículos. Isso está direcionado a temas como o licenciamento anual, o pagamento de IPVA e Seguro DPVAT, seguro, multas de trânsito, acompanhamento de CNH dos motoristas, seguros de proteção dos veículos e cargas, etc.


É de responsabilidade do gestor acompanhar todos esses processos.

Gerenciamento de funcionários

O gerenciamento de pessoas também é um aspecto importante no desenvolvimento do trabalho do gestor de frotas. Cabe a ele motivar e gerenciar os funcionários da empresa.

É sua função também analisar o desempenho e implementar políticas de treinamentos e desenvolvimento, além de analisar outros assuntos relevantes, como questões salariais e financeiras.


Se você quiser saber mais sobre como cuidar do seu caminhão, fique por dentro das novidades em nosso blog. Ah, não se esqueça. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn! Até a próxima.


0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco