• Mason Trucks

Logística de transporte: como tornar o processo mais eficiente

Uma boa gestão de transportes torna os processos mais eficientes, a equipe mais motivada, aumenta os lucros e reduz gastos desnecessários.


O que é logística de transporte?


É o ramo da logística responsável pela definição do melhor modal para o transporte de mercadorias com segurança, pelo menor custo e tempo.


É trabalho da logística de transportes garantir que o modal ou os multimodais escolhidos diminuam os custos de distribuição e melhorem a margem de lucros.


Para se tornar uma empresa competitiva do setor, é preciso investir em tecnologia para melhorar o planejamento e o controle das operações em relação a gestão logística do transporte de cargas, buscando um diferencial perante os clientes.


Sem dúvida, esse é um desafio para qualquer empresa, que tem grandes chances de ser bem-sucedida quando aumenta a sua eficiência produtiva, gerencia o estoque e acompanha a jornada do produto até o destino final.

10 dicas essenciais

· Conheça o mercado – Para se manter atualizado, conheça seus concorrentes e acompanhe as tendências praticadas pelo mercado.

· Planeje - Um bom planejamento é o ponto de partida na gestão de transporte de cargas, pois envolve todos os procedimentos relacionados aos processos, aperfeiçoando-os, tornando-os mais ágeis e racionalizando custos.


· Mapeie os processos internos – Previna situações indesejáveis, fazendo um acompanhamento dos procedimentos necessários para a entrega do material, desde o início até o fim da operação.


· Capacite a equipe - Contar com pessoal qualificado em sua equipe é a garantia de que todos os trabalhos serão realmente realizados com excelência e a ocorrência de mal-entendidos fica reduzida.

· Planeje manutenções preventivas – Ao determinar um problema com antecedência, evita-se a paralisação da frota e o risco de não cumprir os prazos das entregas, mantendo os lucros e elevando o nível de satisfação dos clientes.

· Faça boas alianças – A parceria com profissionais capazes de inovar e contribuir no desenvolvimento e na eficiência de novos processos, farão a diferença na busca pela qualidade de sua empresa.


· Invista em tecnologia – A tecnologia bem aplicada garante segurança, agilidade no compartilhamento de informações, portanto, priorize o uso de tecnologias que permitam transparência nas negociações e acesso a todo histórico financeiro dos seus fretes, com os detalhes das viagens e suas negociações.


· Escute os seus clientes – “O cliente tem sempre razão”, dessa forma é importante ter o seu feedback. Se for positivo, mantenha a estratégia e encontre pontos a aprimorar, mas se for negativo, busque melhorias no atendimento e convoque sua equipe para a busca de soluções.


· Controle os gastos – Opte por sistemas que permitam o controle e rastreamento de gastos, encontrando os gargalos que atrapalham seu funcionamento, do mesmo modo, é essencial conhecer todos os custos envolvidos nas operações, portanto a disciplina financeira é fundamental nesse processo.

· Contrate motoristas autônomos - A contratação de motoristas autônomos, além de ser mais econômico, evitará o alto custo com uma frota por vezes ociosa e dará vazão de forma ágil às suas cargas, sempre que necessário.



Os processos logísticos fazem parte do desenvolvimento da empresa, e, por essa razão, para garantir a sua eficiência, é necessário o monitoramento dos fornecedores, do transporte, gestão de estoque e diversas outras ações. Em outras palavras, a otimização de resultados e a satisfação do consumidor devem ser fortalecidas e caminhar lado a lado.


E aí, entendeu a importância de otimizar seus processos de logística e transporte? Conte-nos sua experiência e não deixe de divulgar esse artigo em suas redes sociais.

4 visualizações0 comentário