• Mason Trucks

Manutenção corretiva: o que é e quando fazer?


A manutenção corretiva está relacionada somente a falhas inesperadas e emergenciais

Diz o ditado que prevenir é o melhor remédio. Essa lógica não foge a risca quando o assunto é caminhão. Como já destacamos, a manutenção preventiva, além de manter o bruto em dia, é uma ótima economia para o caminhoneiro.


No entanto, imprevistos acontecem e nem sempre dá para manter o planejamento em dia. Quem roda pelos quatro cantos do país está sujeito a falhas repentinas que precisam ser reparadas urgentemente, que demandam a manutenção corretiva.


Por isso, neste texto, mostraremos o que é a manutenção corretiva e quais as melhores práticas e ferramentas para reparo dos seu veículo. Vamos lá?


O que é manutenção corretiva?

É o reparo de falhas e problemas pontuais que ocorrem no caminhão. Nesse caso, uma equipe especializada irá diagnosticar e reparar um equipamento, motor ou sistema que esteja prejudicando o funcionamento do peso pesado.


O conceito de manutenção corretiva foi o primeiro modelo de manutenção a ser realizado pelos mecânicos. Isso porque antigamente o conserto só era feito quando os problemas surgiam.


Porém, com o passar dos anos, montadoras e concessionárias investiram muito em tecnologia. Dessa forma, hoje é possível detectar uma possível falha antes mesmo que ela surja.


Por isso, atualmente, a manutenção corretiva está relacionada somente a falhas inesperadas e emergenciais como problemas no motor, furo no pneu, vazamento de óleo, para-brisa/vidro/retrovisor quebrados, dentre outros.


Custo mais caro A manutenção corretiva tende a sair mais cara para o caminhoneiro. Além dos gastos inesperados com a mecânica, o motorista pode ter prejuízo com o período em que o veículo ficará parado.


Em muitos casos, existem falhas que permitem a continuidade da viagem até que o reparo possa ser feito. Porém, nunca deixe de fazer o conserto o mais rápido possível.


Embora possa parecer ser simples, gargalos de última hora sempre dependem da manutenção corretiva. Caso contrário, o problema pode ser maior e, consequentemente, o prejuízo também.


Portanto, ao identificar uma falha, agende uma manutenção corretiva o quanto antes. Em hipótese alguma deve-se adiá-la.


Faça um planejamento

Como já vimos, todo caminhoneiro pode ser surpreendido com imprevisto na estrada. Fatos como esse causam diversos transtornos e prejuízos como a perda de prazos de entrega da mercadoria, gastos com guinchos, dentre outros gargalos.


Ao manter as revisões em dia, as condições de funcionamento dos sistemas do caminhão ficam preservados, fazendo com que situações como essa sejam menos frequentes.


Faça um levantamento. Converse com seu mecânico. Antes de pegar estrada, verifique quais são os serviços corretivos mais recomendados, incluindo as peças de reposição.


Com base nisso, você pode estimar os gastos com falhas inesperadas e fazer uma projeção de receita.


Lembre-se sempre de destinar recursos para uma manutenção corretiva estimada, além da manutenção preventiva. Sempre faça uma avaliação do seu truck para verificar se está tudo em dia.


Também é bom lembrar que ter um plano de manutenção para seu companheiro de estrada é indispensável para o bom funcionamento dele e também para a sua segurança.


Crie um checklist de manutenção preventiva, inspeção de rotina e de manutenção corretiva. Isso lhe ajudará a conter os gastos inesperados. Lembre-se que um caminhão em dia é uma garantia de bons serviços e tranquilidade nos negócios.


Se você quiser saber mais sobre como cuidar do seu caminhão, fique por dentro das novidades em nosso blog. Ah, não se esqueça. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn! Até a próxima.

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco