• Mason Trucks

Manutenção de caminhão: 7 sinais de que a hora chegou!


Manutenção de caminhão é assunto muito sério e você não deve economizar nesse quesito. A manutenção é essencial para manter seu instrumento de trabalho em perfeitas condições de funcionamento, para garantir sua pontualidade na entrega da carga.


Afinal, seu caminhão é seu ganha-pão e você precisa cuidar bem dele. Mas como identificar o momento certo para a manutenção do caminhão? Siga lendo o artigo, pois vamos explicar os sinais indicativos de que a hora chegou.


Por que a manutenção de caminhão é importante?


Em primeiro lugar, pela segurança do motorista e da carga. É sabido que os defeitos mecânicos estão entre as principais causas de acidentes na estrada, o que coloca em risco a vida do caminhoneiro e a integridade da carga.


As manutenções periódicas também significam economia, pois previnem danos mais sérios ao veículo, o que levaria a gastos mais expressivos, além de caminhão parado e dias sem trabalhar.


Além disso, um caminhão em perfeitas condições tem melhor desempenho e possibilita a entrega pontual da carga. E as manutenções ainda prolongam a vida útil do veículo.


Mais um motivo importante: manutenções evitam multas. Se você for parado em uma fiscalização e seu caminhão estiver em más condições, o prejuízo vai doer no bolso em forma de multas e pontos perdidos na carteira.


Os tipos de manutenção


Podemos identificar 3 tipos de manutenção:


  • Corretiva: para corrigir problemas já instalados.

  • Preventiva: envolve substituição de peças desgastadas naturalmente.

  • Preditiva: monitoramento e checagem completa do veículo, antes que problemas ocorram.

Então, agora falta saber como identificar o momento certo para a manutenção.


7 sinais de que a hora da manutenção chegou


Antes de tudo, é importante seguir as orientações do manual de fábrica quanto à periodicidade ideal das manutenções. No entanto, caso note um ou mais dos sinais abaixo, é hora de agir, mesmo antes de completar a quilometragem estabelecida no manual:


1. Motor perde potência

Notou que o caminhão perde força na subida? Pode ser algo simples, como filtros sujos, defeito nas mangueiras ou combustível adulterado, mas também algo mais sério na bomba de combustível ou na injeção.


2. Fumaça do escapamento muda de cor

Não apenas fumaça preta, mas também esbranquiçada ou cinzenta, pode ser problema no escapamento, no catalisador ou até passagem de óleo em excesso.


3. Impurezas no óleo

A presença de limagem no óleo pode indicar excesso de atrito entre os ímãs do motor. É hora de uma fazer uma verificação mais cuidadosa.


4. Desgaste irregular dos pneus

Os frisos apresentam um desgaste irregular? Os pneus podem estar desalinhados ou precisando de balanceamento. Carga excessiva e mal distribuída, bem como as estradas em más condições, também influem no estado dos pneus.


5. Caminhão trepidando

Está sentindo o volante “pulando” e a direção ficou desconfortável? Desconfie de problemas nos amortecedores. É hora de procurar manutenção.


6. Ruídos estranhos no câmbio

Defeitos na embreagem, no trambulador ou no sincronizador podem resultar em câmbio ruidoso ou arranhando, além de dificuldades no engate. É preciso verificar.


7. Falhas no sistema de frenagem

É importantíssimo manter os freios sempre em perfeito funcionamento. Uma revisão completa é recomendada a cada 15 mil quilômetros, ou sempre que o motorista perceber alguma alteração na resposta do freio.



Para concluir, é bom lembrar que ninguém conhece melhor o caminhão do que o próprio caminhoneiro. Então, se notar um ou mais dos sinais acima, ou alguma outra alteração importante no desempenho do caminhão, não perca tempo.


Como já dissemos, manutenção de caminhão é coisa séria e não deve ser negligenciada. Ela preserva o caminhão, a carga, a segurança do caminhoneiro e dos outros motoristas trafegando na mesma via, além de melhorar a qualidade do ar.


Então, não faltam motivos para cuidar bem de seu caminhão. Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais, para que seus amigos saibam disso também!


0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco