• Mason Trucks

Manutenção preventiva: ganhe tempo e dinheiro com seu caminhão em dia

Atualizado: 4 de Dez de 2018


A manutenção preventiva ajuda a prevenir possíveis falhas que comprometam o funcionamento do caminhão

Com os recordes das produções agrícolas e o aumento do consumo online, o setor logístico tem uma ótima perspectiva de crescimento. Logo é importante estar com o possante pronto e disposto para pegar a estrada a qualquer hora.


Mas nem as máquinas mais potentes e modernas conseguem trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana. Em algum momento é preciso fazer um pitstop para ver se está tudo em ordem e garantir a continuidade dos serviços.


Afinal, todo o planejamento de uma viagem segura vai por água abaixo se o caminhão quebrar no meio da estrada, não é mesmo? Em uma situação dessa, os prejuízos se acumulam como uma bola de neve. Isso sem falar no conceito negativo junto ao cliente, pois ninguém gosta de atrasos na entrega.


Portanto, seja você autônomo ou dono de uma frota de caminhões, a manutenção preventiva é uma prática que só traz benefícios para o negócio. Quer saber quais? Me acompanhe.


Manutenção preventiva: o que é?

Nada mais é do que a verificação periódica da saúde do seu possante. Checagem de componentes mecânicos e elétricos com o objetivo de evitar o desgaste além do indicado, bem como prevenir possíveis falhas ou situações que comprometam o funcionamento do veículo. É ela que garante a segurança e confiabilidade para deslocamentos rodoviários, principalmente os mais longos.


De acordo com o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), o proprietário de veículo que faz manutenção preventiva gasta de 30% a 40% menos do que gastaria com uma manutenção corretiva.


Mas se você ainda não estiver convencido dos benefícios da manutenção preventiva, confira nossa lista das 8 principais vantagens que você terá ao adotar a prática:


1. Conservação do Patrimônio

Tanto os autônomos quanto os donos de frota sabem o quão dispendioso pode ser adquirir um caminhão. Trata-se de um investimento considerável que merece cuidado, uma vez que é o elemento principal da sua linha de negócio. Além de aumentar a vida útil da máquina, na hora da troca por um mais novo, a conservação do antigo por meio de manutenções preventivas pode ser determinante para uma venda vantajosa.


2. Óleos e fluidos lubrificantes no nível correto

A engrenagem mecânica de um caminhão precisa estar adequadamente lubrificada para evitar superaquecimento e o desgaste prematuro das peças do motor. Uma retífica, além de ser bastante onerosa, trata-se de um serviço que leva vários dias para ser feito. É bom fugir deste tipo de prejuízo!


3. E se precisar dar uma freada brusca?

Quantos acidentes nós temos notícias nas estradas - e até nas cidades - envolvendo caminhões? Vários, não é mesmo? E em boa parte a culpa é do sistema de freios que não atuou corretamente. Logo, esta é uma questão fundamental não só por motivos econômicos, mas principalmente pela segurança dos motoristas do caminhão e dos outros veículos nas vias.


4. Engrenagens funcionando como em um relógio

E já que falamos em lubrificantes e sistema de frenagem, saiba que o sistema hidráulico é responsável pelo bom funcionamento dos freios e também da direção. Por isso não só o nível dos óleos, mas as condições das mangueiras precisam ser constantemente avaliadas.


5. E o coração, vai bem?

O motor do caminhão é o órgão principal que faz o possante executar sua tarefa com satisfação. Portanto, pistões, cilindros, válvulas, sistema de arrefecimento, além dos níveis de óleo e condições de temperatura são todos pontos indispensáveis de verificação periódica.


6. A tecnologia a serviço da informação e segurança

A cada ano os veículos estão mais automatizados, tornando-os ainda mais eficientes e precisos em suas funções e diagnósticos. Mas tudo tem que estar em ordem para que você saiba o que está ocorrendo, certo? Assim, itens como bateria, alternador, sistema de iluminação, cabos e velas precisam também serem checados para o funcionamento correto do sistema elétrico. Com isso não só a segurança é garantida, mas também evita a ocorrência daquela multa inesperada por uma simples lâmpada sem funcionar. Quem nunca?


7. Filtros em boas condições é economia na certa

Dias e dias recebendo as impurezas das entradas podem acarretar em sujeira no motor e impurezas nos fluidos, o que causa riscos de entupimento e queima de combustível. Portanto, a verificação dos filtros de óleo e ar são imprescindíveis na manutenção periódica.


8. Estar em dia com a legislação e com o bolso

De acordo com o código de trânsito, o motorista que for flagrado com irregularidade no veículo por problemas com mecânica ou elétrica comete infração grave. Além de multa e pontos na carteira, o condutor pode ter o veículo apreendido.


Agora que você sabe que é muito mais vantajoso fazer verificações periódicas no seu veículo, não perca tempo! Ligue para sua concessionária de confiança e agende o serviço. Um caminhão em dia é uma garantia de bons serviços e tranquilidade nos negócios.


E não se esqueça. Siga nosso blog e nossas redes sociais e fique dentro de todas as novidades no mercado de caminhoneiros: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima.

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco