• Mason Trucks

Orçamento de viagem: saiba como diminuir seus gastos na estrada


Ao fazer uma viagem, o caminhoneiro deve incluir todas as contas no papel

Não importa qual seja o negócio, cortar gastos desnecessários é sempre uma boa meta. Para os caminhoneiros, essa lógica não é diferente. Principalmente em épocas de baixa demanda. Inegavelmente, cuidar de um caminhão não é fácil e nem barato.


Tradicionalmente, a lista de despesas de um caminhoneiro é alta. Por isso, ter um orçamento de viagem bem definido pode ser um diferencial. Afinal, no fim das contas, todo profissional quer reduzir seus custos com viagens e aumentar seu lucro.


Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você possa se planejar e ter uma vida financeira mais tranquila. Confira!


1. Por que o orçamento de viagem é tão importante?

Assim como em qualquer outro setor, o de logística também tem gastos fixos (seguro, tributos, etc) e variáveis (peças de manutenção, pneus, combustível) que precisam ser calculados.


Por isso, ao fazer uma viagem, o caminhoneiro deve incluir todas essas contas no papel. Muitos motoristas calculam apenas os gastos com combustível, alimentação, hotéis, dentre outros.


Contudo, em algum momento será necessário trocar os pneus, os óleos ou um outro componente do truck. Além disso, uma hora o veículo precisará passar pela manutenção.


Essa conta precisará ser paga de alguma forma. Dessa maneira, é bom se programar e poupar dinheiro para esses momentos.


Ter um fundo de reserva que possa ser utilizado em caso de quebras mecânicas ou acidentes inesperados também é essencial. Esse recurso lhe ajudará ainda durante o tempo em que o caminhão ficar parado.


2.Faça um planejamento financeiro

Ter em mente com o que você irá gastar é um grande passo para o controle das despesas. Por isso, faça um planejamento financeiro. Crie uma planilha e liste seus gastos e destaque os custos que causam maior impacto em seu orçamento.


Detalhe suas despesas fixas - impostos, prestação do caminhão, seguro, verba para manutenção preventiva, revisões e trocas de pneus-, e os variáveis -alimentação, combustível, pedágios.


Isso o auxiliará no controle de gastos quando pegar a estrada. Por exemplo: se você gasta a cada 12 meses R$ 14 mil com seguro, você terá que separar uma verba de R$1.160,00 por mês.


Lembre-se que ser caminhoneiro é ter um negócio próprio. E como toda empresa, é preciso ter uma saúde financeira em dia.


Por último, jamais misture as contas pessoais no orçamento profissional.


3.Planeje sua rota

Além do planejamento financeiro, outro fator importante a ser levado no orçamento de viagem é o mapeamento da rota em que você irá seguir. Isso lhe dará a oportunidade de buscar outros fretes, sejam eles de retorno ou para completar a lotação do seu caminhão.


É importante também saber as restrições quanto a horários de recebimento e retirada de mercadoria dos clientes e embarcadores. Alguns aplicativos apresentam um mapa da região atualizado, além de outros dados como trânsito, blitz, acidentes, buracos, dentre outras ocorrências.


Busque também melhores preços e avaliações de restaurantes e postos de combustível no entorno. Por fim, cheque os sites das concessionárias das rodovias para obter os valores de pedágios.


4. Abasteça em postos confiáveis

Combustíveis adulterados podem causar muitos problemas no motor, na bomba de combustível, nas velas, retentores, anéis de vedação, etc. E gargalos como esses refletem em prejuízo financeiro.


Dessa forma, abasteça sempre em postos confiáveis, com preços justos. Uma boa dica é conversar com outros caminhoneiros que conheçam a região.


Segundo a Confederação Nacional do Transporte, o combustível é o principal custo dos caminhoneiros. Uma forma de economizar esse alto consumo e poupar diesel é por meio da manutenção preventiva. Além disso, adotar outros meios também são recomendados. Dentre eles estão:


I. Use peças originais: optar em usar peças originais auxilia no aumento da vida útil do caminhão e, consequente, no consumo do combustível.


II. Modere quando andar na cidade: ao contrário das estradas, trechos urbanos exigem a diminuição da velocidade ou a parada total do veículo em vários momentos. Nesse sentido, não vale a pena acelerar demais. Parar e acelerar o truck a todo momento colabora no aumento do consumo do combustível. O excesso de freadas contribui ainda com o desgaste dos freios e dos pneus.


III. Utilize o freio motor: o freio motor funciona por meio da resistência das engrenagens da embreagem e transmissão transferida para as rodas. Assim, a parada do caminhão é muito mais suave, diminuindo a carga sobre as pastilhas e lonas do sistema de frenagem.


IV. Faça revisões no prazo: deixar o caminhão em dia é uma ótima maneira de antecipar dos problemas que podem causar o aumento do consumo do combustível.


V. Troque o óleo nos prazos: o óleo vencido é um grande vilão no desperdício de combustível. Por isso, siga sempre o prazo de trocas estipulado pelo fabricante para não chegar até esses sintomas.


VI. Dirija defensivamente: a direção defensiva contribui para um trânsito mais tranquilo, diminuindo o estresse do dia a dia, como também reduz o uso do diesel.


VII. Não anda desengatado: ao descer uma ladeira engatado ou aproveitar o freio motor para as paradas do caminhão, o motor continua funcionando por meio do giro das rodas. Diante disso, o sistema de injeção eletrônica reconhece que não é preciso mais combustível e corta sua alimentação.


VIII. Modere no ar-condicionado: não há como negar. O ar-condicionado é um grande vilão dos combustíveis. Por isso, prefira utilizar o sistema de ventilação da cabine e abra as janelas em vez de abusar do ar-condicionado.


IX. Calibre os pneus: você sabia que pneus murchos e desalinhados podem aumentar o consumo de combustível em até 20%. Portanto, mantenha a calibragem dos pneus do seu truck em dia.


Você viu que ter menos gastos na estrada contribui para o aumento do faturamento, que lhe ajudará a alcançar seus objetivos no futuro. Se você ainda não adotou essa prática, começa agora. Crie uma planilha e detalhe todos dos seus gastos. Com mais dinheiro no fim do mês, você terá a opção de investir mais em seu negócio e ter uma qualidade de vida mais tranquila com sua família.


Se você sabe de mais alguma dica de como economizar nas viagens, comente aqui. Nós vamos adorar sua participação. Não esqueça de seguir nosso blog e nossas redes sociais. Fique dentro de todas as novidades no mercado de caminhoneiros. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima.

32 visualizações

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco