• Mason Trucks

Peças originais: entenda a importância de utilizá-las


Peças originais passam por um rigoroso teste de qualidade, cujo objetivo é garantir que todas as condições previstas estejam perfeitas

Peças originais ou paralelas? Essa é uma pergunta que muitos caminhoneiros se fazem quando vão trocar algum componente de seu caminhão. Na maioria dos casos, a escolha pelo preço mais atraente acaba prevalecendo.


Conhecidas por terem valores mais atrativos, as peças paralelas ou genéricas não têm garantia de procedência, bem como não atendem às normas vigentes.

Por sua vez, as peças originais oferecem maior segurança aos clientes, e têm sua qualidade comprovada.


Pensando nisso, neste post mostraremos quais as diferenças entre os dois e como as peças originais lhe proporcionarão mais benefícios. Confira!


Quais são as diferenças entre peças originais e paralelas?

Garantia de fábrica e procedência. Tecnicamente, essas são as principais diferenças entre peças originais e paralelas.


As originais são fornecidas pelo próprio fabricante do caminhão. Geralmente, elas são produzidas nas fábricas da montadora ou por empresas parceiras de produção. Contudo, para desenvolver as peças as companhias terceirizadas passam por um rigoroso teste de procedência.


Por outro lado, as paralelas são feitas por empresas que não possuem selo de aprovação da montadora. Sem nenhum processo de homologação e certificação efetuado pelo fabricante, na prática isso quer dizer que a empresa responsável por essa produção não garante a qualidade do produto.


Embora o mercado de peças paralelas possua preços mais chamativos, alguns pontos precisam ser destacados. Como esses componentes não têm garantia de fábrica, eles podem comprometer algum elemento do caminhão. Dessa maneira, a economia inicial pode acarretar em um gasto muito maior do que o planejado.


Outro ponto a ser destacado, é que o uso de peças paralelas pode levar até à perda da garantia do caminhão.


Garantia de fábrica

Como já frisamos, ao contrário das genéricas, peças originais passam por um rigoroso teste de qualidade, cujo objetivo é garantir que todas as condições previstas estejam perfeitas.


Todo esse processo garante ao fabricante uma legitimidade maior. Não por acaso, as garantias oferecidas para seus clientes são mais extensas e de qualidade.


Em contrapartida, existem casos em que produtores de peças paralelas nem oferecem garantia.


Durabilidade maior

Como apresentam materiais de alta qualidade que passam por todos os testes do fabricante, as peças originais garantem uma durabilidade maior em comparação com as peças paralelas. Assim sendo, a frequência de trocas será menor.


Economia a longo prazo

Ao optar por usar somente peças originais, o caminhoneiro terá uma grande economia. Com os componentes em dia, a frequência de manutenções será menor e, consequentemente, os custos.


Levando em consideração que as peças paralelas apresentam problemas com mais frequência do que um produto original, os custos com manutenção serão maiores.


Nesse hiato, a tendência é que esses gargalos se tornem uma bola de neve. Sob esse ponto de vista, quanto maiores são os seus custos operacionais, mais caro ficará seu orçamento, uma vez que você terá gastos com compra de componentes e mão de obra.


Além disso, destaca-se o tempo em que o caminhão ficará parado e o período em que você deixará de ganhar nesse processo. O atraso em um frete pode afetar até mesmo a credibilidade de seu negócio.


Por isso, talvez provavelmente o uso de peças paralelas pode parecer vantajoso a curto prazo. Contudo, se pensarmos a médio e longo período, o prejuízo pode ser considerável.


Profissionais duvidosos

Serviços oferecidos em concessionárias autorizadas são altamente especializados, feito apenas por profissionais capacitados no assunto. Aliado a isso, está o constante investimento por parte das oficinas na habilitação de seus funcionários e na tecnologia de seus aparelhos.


Por isso, quando você compra uma peça original, automaticamente está adquirindo um produto que possui todo o suporte de um fabricante, bem como a sua mão de obra qualificada.


Porém, ao adquirir uma peça falsificada, dificilmente você terá um suporte apropriado. A tecnologia oferece aos veículos, a cada dia, equipamentos de última geração, suportados com centrais eletrônicas e uma series de funcionalidades cada vez mais modernos. Isso acontece também com os caminhões.


Com tantas novidades, é cada vez mais difícil encontrar profissionais familiarizados com esses novos serviços em oficinas não autorizadas. Na concessionária, você se depara com garantias de um diagnóstico preciso.


Conclusão

Você viu que as vantagens em utilizar apenas peças originais são consideráveis, não é verdade? Nesse raciocínio, é correto afirmar que usar peças genuínas é a decisão mais acertada a tomar. Optar em adquirir apenas produtos originais vai lhe proporcionar economia com consertos, ganho de desempenho com redução de consumo e diminuição dos riscos de quebras e acidentes.


Líder no vendas no Vale do Aço, na Mason Trucks você encontra apenas peças originais, com garantia e procedência de fábrica. Oferecemos ainda vários serviços que prolongam a vida útil do seu “brutão”, com várias vantagens e descontos.


Quer saber mais sobre como cuidar do seu caminhão? Fique dentro de todas as novidades no mercado. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn! Até a próxima.

59 visualizações

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco