• Mason Trucks

Rodízio de pneus: saiba porque é tão importante


Em média, o recomendável é fazer o rodízio, balanceamento e alinhamento dos pneus a cada 10 mil quilômetros

Cuidar bem dos pneus faz parte da tarefa de todo motorista. Não por acaso, a manutenção desses componentes é um dos principais gastos do caminhoneiro, uma vez que os pneus estão em constante processo de desgaste. Nesse caso, uma boa alternativa para reduzir esse custo é praticar o rodízio de pneus.


O rodizio contribui para o aumento da vida útil dos pneus. Posteriormente, faz com que você poupe dinheiro. Por isso, se você transporta carga pelas estradas do Brasil diariamente, entenda porque cuidar dos pneus é tão importante.


Qual a importância do rodízio de pneus?

Na prática, o rodízio deve ser feito para otimizar a prolongar a vida útil dos pneus, no intuito que o veículo tenha mais estabilidade, especialmente em curvas e freadas.


Ao longo do tempo, é natural que o pneu comece a se desgastar conforme o seu uso. Contudo, essa deterioração acaba sendo irregular e influenciada por diversos fatores.


Dentre elas, estão as condições das vias, o peso da carga e do próprio veículo, bem como a forma com que o motorista está conduzindo o peso pesado.


Nesse sentido, a importância do rodízio é enorme. O motorista que adota essa prática costuma prolongar, em média, a vida útil de seus pneus em até 20%.


Quando devo fazer o rodízio?

Geralmente essa informação vem descrita no manual do proprietário e vai depender da marca e do modelo do seu caminhão. Em média, o recomendável é fazer o rodízio, balanceamento e alinhamento dos pneus do seu truck a cada 10 mil quilômetros.


Porém, esse dado é apenas um parâmetro. Ao contrário do carro de passeio, o rodízio de pneus em caminhão é um pouco diferente. Isso se deve ao fato de o veículo de carga ter mais eixos e mais rodas. Essa complexidade faz com que a rotação seja bem mais elaborada, o que pode variar de acordo com a configuração e a função do caminhão.


Portanto, procure sempre uma oficina confiável para executar esse tipo de serviço. O trabalho oferecido pelas concessionárias é altamente especializado, feito apenas por profissionais capacitados no assunto. Aliado a isso, está o constante investimento na habilitação de seus funcionários e na tecnologia de seus aparelhos.


Alguns pontos devem ser levados em consideração quando fazer um rodizio de pneus em seu caminhão. Dentre eles estão:


1. Os pneus de um mesmo eixo devem ser rodiziados simultaneamente;

2. As pressões devem ser readaptadas;

3. Rodízio cruzado é o método preferido, mas o rodízio longitudinal tem suas vantagens em relação a vibrações no período de adaptação;

4. Rotação longitudinal ou paralela é recomendada para pneus unidirecionais;

5. Atenção ao caso de rodas e aros diferentes nas posições traseiras e dianteiras, estes não poderão ser invertidos.


Por fim, lembre-se sempre de calibrar os seus pneus. Especialistas recomendam que a calibragem deve ser feita pelo menos a cada uma semana. Além de reduzir o consumo de combustível, ela faz com que o pneu se desgaste menos e de forma mais regular.


Quando não calibrado, a tendência é que os pneus percam aderência, aumentando assim o risco de acidentes.


E quando devo de fato trocar os pneus?

Como já destacamos, quando o rodízio é feito corretamente, a vida útil dos pneus é prolongada. Todavia, a atenção com esse importante componente deve ser permanente. Verifique sua qualidade. Quando o desgaste na banda de rodagem atingir as marcações orientadas pelo fabricante, é hora de fazer a substituição definitiva do pneu.


O recomendável é que todos os pneus do caminhão sejam trocados no mesmo período. No entanto, se algum determinado pneu ainda esteja em boas condições, não vale a pena antecipar sua aposentadoria. Porém, tente sempre fazer a troca de todos os pneus de um mesmo eixo de uma vez. Isso vai evitar problemas com aderência irregular e instabilidade no veículo.


Procure, ainda, não mudar o tipo de pneu que você costuma usar em seu caminhão, bem como seu fabricante. Existem variações entre modelos de pneus e seus produtores. Dependendo do componente em que você irá escolher, o desgaste irregular da banda de rodagem pode ser maior.


Se você sabe de mais alguma dica sobre rodizio de pneus para caminhão, comente aqui. Nós vamos adorar sua participação. Não esqueça de seguir nosso blog e nossas redes sociais. Fique dentro de todas as novidades no mercado de caminhoneiros. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima.

43 visualizações

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco