• Mason Trucks

Seguro para Caminhão: entenda sua importância

A vida do caminhoneiro já foi romantizada no cinema e na TV. Pra quem não conhece, pode parecer um trabalho estimulante e cheio de aventuras, já que a maioria dos caminhoneiros é muito apaixonada pelo que faz. Por mais que isso tudo seja verdade, não significa que eles dirijam em "estradas de rosas".


Rodovias em péssimas condições, imprudência, acidentes, pressão, longas jornadas de trabalho, pane mecânica, distância da família, insegurança… tudo isso faz parte do contexto no qual o motorista de caminhão está exposto diariamente.



Pesado, não é mesmo? O que pode ser feito é buscar formas de minimizar tanta coisa difícil de lidar. Uma das possibilidades para prevenir dores de cabeça é fazer um seguro para caminhão. Continue a leitura e veja como o é que ele pode te ajudar:


O que o seguro para caminhão cobre?


Por mais que o caminhoneiro consciente planeje suas rotas e cuide com primor da manutenção mecânica, ninguém está livre de imprevistos.


É aí que o seguro entra. As coberturas podem variar de acordo com o tipo de contrato. De toda forma, nessas situações é possível contar com ele em casos de:


  • Roubos e furtos

  • Colisões e acidentes

  • Incêndio

  • Acidentes pessoais

  • Indenizações por perda de faturamento

  • Assistência 24h: socorro mecânico e elétrico, troca de pneus, reboque, chaveiro, peças para reposição, estada em hotel, transporte para o motorista e guarda do veículo.



É muito caro?


O valor do seguro para caminhão varia, é claro, de acordo com o modelo e ano de fabricação, os tipos de cobertura e o perfil do motorista. Como é uma situação individual, a pesquisa é indispensável. É possível fazer cotações na internet para ficar por dentro dos valores.


Também é importante ter em mente que um imprevisto pode sair muito mais caro do que a contratação de um seguro. Mais vale investir na proteção da sua vida e da sua ferramenta de trabalho, concorda?


Contudo, caso o motorista não possa optar por fazer um seguro completo, é possível contratar esses serviços para situações específicas. Por exemplo: pode-se contratar seguros apenas contra roubo e furto ou por km rodado, como forma de baratear o investimento.



Rastreadores: protegem o motorista e diminuem o preço do seguro


Somente no ano de 2018 foram registrados 22 mil roubos de carga no Brasil, gerando um prejuízo de quase R$1 bilhão. Infelizmente, por mais que o início do ano de 2019 tenha apresentado queda nesses registros, a insegurança ainda impera no nosso território.


Levando esse contexto em conta, uma das formas de aumentar a proteção do caminhoneiro e ainda conseguir diminuir o preço do seguro é o uso de rastreadores. As vantagens são:


  • Tornar possível a localização de um caminhão ou carga roubada;

  • Dar segurança à família do motorista, permitindo o acompanhamento da viagem;

  • Impactar no preço do seguro: quanto maior a chance de encontrar o veículo e a carga, maior a possibilidade de diminuir o valor do seguro para caminhão.



Por mais que o seguro, seja ele de veículo, de imóvel ou de saúde possam a princípio parecer caros e dispensáveis, é importante pensar por outra perspectiva e entender essa contratação como um investimento! Afinal, seu instrumento profissional e, principalmente, a segurança e o bem estar do motorista devem ser protegidos acima de qualquer coisa.


Você já teve algum imprevisto e precisou acionar uma seguradora? Ou já conseguiu contornar sem ajuda? Conte pra gente nos comentários!


0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco