• Mason Trucks

Seguro para caminhões: tudo que você precisa saber antes de contratar


A busca por um seguro para caminhão dependerá do tipo de proteção que você busca para seu veículo

Trabalhando com frota ou por conta própria, é fato que ter um seguro para seu caminhão é essencial para evitar imprevistos, garantindo mais tranquilidade e segurança em seu dia a dia.


Dados do DataSus e Ministério da Saúde apontam que nos últimos anos houve crescimento de 15% no número de acidentes com caminhões nas estradas do Brasil. Além disso, em estudo recente, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) concluiu que o Brasil é o 6º país mais potencialmente perigoso para as transportadoras de carga quando se analisa a probabilidade de roubos destas.


Logo, o seguro para caminhões é um item essencial para o caminhoneiro ou dono de frota. Quer saber como escolher a melhor modalidade e não cair em uma roubada na hora de contratar um seguro? Continue a leitura que vamos dar um guia definitivo para escolher o melhor para as suas necessidades.


Seguro para caminhões: entenda as modalidades

Ao buscar por um seguro você irá perceber que não existe apenas uma opção para proteção. A contratação vai depender de qual é a sua intenção. Você quer proteger o seu veículo? A sua carga? A sua vida? Talvez precise de manutenção e resgate de emergências, ou tudo isso junto. Calma, vamos explicar cada modalidade começando a seguir.


Seguro compreensivo

Tem cobertura contra colisão, incêndio, roubo ou furto do veículo. Pode incluir também responsabilidade civil facultativa que são danos causados de forma involuntária a terceiros.

Essa modalidade também permite incluir coberturas adicionais como:


I. acessórios do veículo (DVD ou aparelhos de som);

II. indenização em casos de invalidez permanente, total ou parcial;

III. morte do motorista ou passageiro devido acidentes de trânsito;

IV. danos parciais e total causados durante a operação do basculante;

V. proteção em situações que a carroceria seja danificada;

VI. danos morais ou estéticos;

VII. perda de faturamento caso o veículo fique paralisado;

VIII. reparo ou troca de vidros garantindo, para-brisas, retrovisores, entre outros.


Seguro contra roubo ou furto

Essa é uma opção mais barata e mais básica, apesar do compreensivo ser o mais comum a ser contratado. Há opções para segurar apenas em casos específicos de roubo ou furto do caminhão.


Seguro para caminhões e transporte de cargas perigosas

Por vezes o perigo não vem de algo externo, mas sim da própria carga que é transportada. Caminhões que transportam produtos químicos, combustíveis ou gás precisam de uma proteção especial, já que o risco desse tipo de transporte é somatizado aos outros já existentes nas estradas brasileiras.


Seguro de frota

A partir de cinco caminhões o seguro frota deve ser a melhor opção. Ele permite a proteção completa de todos os veículos em apenas uma apólice, o que facilita a operação e organização para quem já tem uma empresa formada.


Seguro por KM rodado

Considerado uma das modalidades mais justas de seguro, é indicada para quem roda pequenas distâncias. No seguro por KM rodados, você só paga o que usar. Por exemplo, se seu veículo vai rodar 100 km você paga a proteção dentro desse limite de quilometragem. Isso permite uma programação melhor dos gastos. Existe a opção de contratar com pagamento mensal caso você faça rotas fixas com a mesma quilometragem por mês.


Assistência 24h

Ficar no prego no meio da estrada é uma das coisas mais comuns de acontecer, principalmente se levarmos em consideração que no Brasil a qualidade da malha viária está bem aquém do que deveria. Para essas situações, é que algumas seguradoras oferecem o serviço de assistência 24h.


Nesse caso, não é bem uma modalidade de seguro, mas um complemento de serviços que podem ser contratados a parte ou já está incluídos na sua apólice. Normalmente são ofertados serviços de:

  • Guincho;

  • Chaveiro;

  • Troca de pneus;

  • Transporte domiciliar;

  • Pane elétrica;

  • Vidros, para-brisas, lanternas, retrovisores e faróis;

  • Assistência residencial

Ter seguro para caminhão é muito caro?

A resposta para essa pergunta não é muito simples, o que podemos dizer é que em média um seguro completo com cobertura total custa cerca de R$ 14 mil, mas o quanto você vai pagar de verdade vai depender de vários fatores.


Ao contratar um seguro para caminhões normalmente são avaliados: o modelo do veículo, o ano de fabricação, o gênero do condutor(a) e até a localidade a qual pertence o veículo.


O ideal é fazer uma consulta a pelo menos três ou quatro seguradoras, comparar os planos e coberturas oferecidos e só então decidir pela contratação. Hoje, existem inclusive sites e aplicativos no qual você pode preencher seus dados e eles fazem a cotação do valor em até oito seguradoras. Isso facilita a visualização da melhor opção para você.


Conclusão

É nítido que ter um seguro para o seu veículo ou frota é algo essencial. Reservar um tempo e orçamento para pesquisar e contratar esse serviço garante que você tenha mais tranquilidade para oferecer serviços com garantia para seus clientes, gerando valor e criando credibilidade para o mercado.


Gostou desse conteúdo? Confira nosso post com dicas de como organizar um check list para seu caminhão e previna futuros imprevistos.Entre em contato conosco para informações dúvidas, elogios ou críticas. E não esqueça. Fique dentro de todas as novidades no mercado. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn! Até a próxima.

0 visualização

Venha nos visitar!

E SAIA DIRIGINDO UM MAN-VOLKSWAGEN SOB MEDIDA PRA VOCÊ!

Governador Valadares - Avenida Rio Bahia, nº 2241, Bairro Vila Isa  

Tel: (33) 4042-1955

Coronel Fabriciano - Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, nº 4259, Bairro Caladinho

Tel: (31) 2942-1817

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco