Blog

Tipos de caminhão: quais são os modelos e como escolher o certo

A atividade de caminhoneiro exige várias tarefas que vão além da estrada.

Dentre elas é saber quais possibilidades de trabalho que seu caminhão pode oferecer, uma vez que eles são diferenciados pelo tamanho e sua capacidade máxima de peso.

Dependendo da demanda, o veículo não é capaz de transportar determinada carga.

Por isso a importância em fazer uma pesquisa detalhada antes de comprar ou trocar o seu peso pesado.

É primordial se atentar aos tipos de caminhão que se adequam ao uso desejado.

Outra questão determinante para esta escolha é o trajeto que você costuma fazer, já que algumas estradas, por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), impõem restrições de passagens de veículos pesados.

Neste texto, vamos explicar os modelos de caminhão disponíveis no mercado, sua capacidade e como ele pode ser útil para seu negócio. Acompanhe!

Quais são os principais tipos de caminhão

Existem diversos tipos de caminhões. Cada qual com características de tamanho, capacidade e desempenho diferentes.

Alguns próprios para o transporte de diversas cargas, outros para produtos refrigerados, grandes volumes, materiais perigosos, etc.

Conheça os principais tipos de caminhão e suas capacidades permitidas e veja qual a melhor opção para suas necessidades.

Veículo Urbano de Carga

Os veículos urbanos de carga são os caminhões de pequeno porte. Ele traz em seu nome sua maior vantagem: ser uma máquina adequada para áreas urbanas.

Sua capacidade é de até 3 toneladas e o comprimento de 6,3 metros.

Caminhão semi-pesado

Conhecido também como Toco, este tipo de caminhão básico, de porte médio, possui um eixo simples em sua carroceria.

Ele costuma ser utilizado tanto em ambiente urbano como em pequenas viagens.

Sua capacidade é de até 6 toneladas e um comprimento máximo de 14 metros.

Caminhão pesado

O caminhão pesado, ou Truck, tem eixo duplo na carroceria, o que possibilita para o condutor ou empresa a carregar uma carga maior com um melhor desempenho.

Um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Como é um veículo mais pesado, esse tipo de caminhão sofre mais restrições de uso nas cidades.

Ao mesmo tempo, ele é muito útil para transportar grandes quantidades de mercadores. Contudo, seu consumo de combustível costuma ser maior.

A capacidade desse peso pesado é de 10 a 14 toneladas, com um comprimento de 14 metros.

Carreta dois eixos

Este modelo utiliza cavalo mecânico, além de um semi-reboque com dois eixos cada.

Seu peso máximo é de 33 toneladas (bruto) e possui um comprimento máximo de 18,15 metros.

Carreta três eixos

Seu cavalo mecânico é simples possuindo um semi-reboque de três eixos. Sua capacidade máxima é de 41,5 toneladas (bruto) e comprimento máximo de 18,15 metros.

Cavalo trucado

Este tipo de veículo possui um cavalo mecânico trucado e também um semi-reboque de três eixos. Sua capacidade máxima é de 45 toneladas, com um comprimento de 18,15 metros.

Cavalo Mecânico

Também chamado de caminhão extra-pesado, tem seu conjunto formado por motor, rodas de tração com eixo simples e cabine.

Sua vantagem é que ele pode ser engatado em vários tipos de carretas e semi-reboques.

Cavalo Mecânico Trucado

Você já deve ter ouvido falar deste modelo como LS. Ele possui o conceito do cavalo mecânico, com a vantagem do seu eixo duplo. Isso possibilita o carregamento mais peso.

Bitrem

Este modelo é característico por possuir uma combinação de veículos de carga com sete eixos.

Esta composição aumenta a sua capacidade de peso bruto em até 57 toneladas.

O fato é que a escolha de um caminhão ideal leva muito tempo.

Para tal, essa decisão deve ser feita com muita calma. Procure uma concessionária confiável.

Essas empresas possuem profissionais altamente capacitados, que lhe ajudará a definir as características, as vantagens e as desvantagens de cada veículo e o que ele pode lhe oferecer.

Outra vantagem dessas concessionárias é que o profissional especializado possui informações precisas fornecidas pela montadora, e conta com a experiência construída no contato com diversos outros estradeiros para indicar o melhor veículo para seu caso.

A MAN Latin America, por exemplo, oferece uma linha completa de Caminhões Volkswagen com mais de 20 modelos disponíveis comercializados em 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.

Parceira da Man Latin America e líder no vendas no Vale do Aço, a Mason Trucks oferece serviços com várias vantagens e descontos.

Encontre o modelo que combina mais com você em uma das concessionárias Man Volkswagen mais tradicionais do estado.

Temos um dos melhores serviços pós-venda, preparado para lhe oferecer as melhores soluções na área de assistência técnica e peças com procedência e garantia para o caminhão.

Lembre-se que estamos falando de um investimento grande. Por isso, seja você que está pensando em iniciar um negócio no ramo dos transportes rodoviários ou mais experiente, analise todas as possibilidades e coloque na ponta do lápis.

Uma escolha malfeita pode acarretar em prejuízos, desempenho inferior ao necessário ou desgaste acentuado.

E pra você, qual é o tipo de caminhão preferido? Compartilhe com a gente comentando este post. Contamos com a sua participação.

E não se esqueça! Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a gente pelo Facebook, Instagram e LinkedIn. Até a próxima!

Posts relacionados