Blog

Trocar o caminhão: qual é a hora certa?

Trocar o caminhão não é uma decisão fácil. Afinal, em meio a tantas dúvidas, existem diversos fatores que contribuem para que a decisão em comprar um veículo novo seja realmente acertada.

Dentre eles, é quando a relação custo-benefício passa a ser desvantajosa para o proprietário. Além disso, outros fatores devem ser analisados para essa tomada de decisão. Desse modo, listamos alguns pontos de destaque para levar em consideração sobre o momento certo de trocar o caminhão. Continue a leitura:

Quais são os fatores determinantes para trocar o seu caminhão?

Existem várias causas que evidenciam o momento em que está na hora de o caminhoneiro trocar o seu caminhão.

Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), mais de dois milhões de caminhões circulam no Brasil. Quase metade desses veículos tem, em média, 18 anos de fabricação.

A frota, considerada velha pelo órgão, gera prejuízos para o caminhoneiro. Segundo a pesquisa da ANTT, esses veículos nem sempre passam por manutenção preventiva, poluem mais e costumam se envolver em muitos acidentes – muitas vezes motivados por falhas nos freios e pneus.

Nesse sentido, se as visitas à oficina se tornarem frequentes e seu caminhão tem ficado mais parado em conserto do que em uso, talvez seja o momento de substituir seu antigo companheiro de estrada.

Em geral, os gastos com manutenção em um veiculo que apresenta muitos problemas tende a ser maior. Assim sendo, investir esse dinheiro em um veiculo novo seria mais vantajoso.

Um zero-quilômetro quase não exige reparos frequentes e manutenção, o que gera economia e produtividade ao seu empreendimento, aumentando o lucro.

Além disso, seu rendimento com fretes pode aumentar de forma consistente, uma vez que algum cliente possa demandar algo serviço que precise de cargas maiores do que seu veículo é capaz de transportar. Para não perder negócios, a troca de caminhão pode ser a melhor solução.

Por fim, verifique sempre a quilometragem de seu caminhão. A quilometragem alta é um indício de que está chegando a hora de aposentar seu velhinho. Quanto maior o hodômetro, maior o desgaste do caminhão. Nesse cenário, as chances de acontecer alguma falha nos componentes se torna mais propensa.

Importante ressaltar que quanto mais rodado for o veículo, mais difícil será revendê-lo. Por consequência, seu poder de negociação será menor.

Novas tecnologias são necessárias

Com o avanço da tecnologia, os fabricantes estão investindo cada vez mais em seus veículos. Mais modernos, os novos caminhões dispõem de sistemas mais econômicos, que emitem menos poluentes e com diversos dispositivos que facilitam a rotina dos caminhoneiros.

Conquanto, além do conforto, o motorista acaba desfrutando de um produto mais sofisticado. Ao mesmo tempo, com um mercado competitivo, ter um caminhão que apresente ferramentas tecnológicas é um diferencial.

Alguns caminhões dispõem de programas que armazenam informações importantes como o tipo de carga em que motorista está levando, prazos de entrega, data de validade da carga e local de armazenamento.

Outro sistema interessante é o rastreamento, muito utilizado pelas empresas. Eles permitem inibir roubos e furtos, acompanhar a viagem do motorista, prestar assistência rápida e ainda rastrear a carga ou caminhão, caso ele seja roubado.

Faça uma conta detalhada

Se sua opção é realmente investir em um novo caminhão, é primordial que você tenha na ponta do lápis todas as despesas que se juntarão com a compra, tais como emplacamento; licenciamento anual; IPVA; seguro DPVAT; seguros contra roubo, colisões e demais sinistros e multas de trânsito.

Quando vender seu caminhão, acesse a tabela Fipe e faça uma estimativa de quanto ele vale. Lembre-se, ainda, além do interior, de cuidar do exterior do seu veículo. Com o passar do tempo, naturalmente o caminhão perde sua aparência de novo, o que deixa de ser um estímulo para quem for comprar.

Quanto mais preservado estiver o veículo, maior será o alcance no valor da revenda.

Não se afobe

Em conclusão, ao optar por um novo caminhão, seja racional. Não se afobe.

A compra de um caminhão envolve um investimento muito grande. Diante disso, é preciso pensar com maior seriedade e pragmatismo para não fechar um mau negócio.

Não há dúvidas que um caminhão novo pode contribuir, e muito, para o crescimento de seus rendimentos e ajudá-lo a se tornar um profissional de sucesso. Faça uma planilha e avalie se o preço do caminhão cabe em seu orçamento.

Líder no vendas no Vale do Aço, a Mason Trucks conta com um catalogo de caminhões com o que tem de mais moderno no mercado. E o melhor, com várias vantagens e descontos. Entre em contato com nossa equipe e faça uma avaliação.

Não se esqueça de seguir nosso blog e nossas redes sociais. Fique dentro de todas as novidades no mercado de caminhoneiros: Facebook, Instagram e LinkedIn! Até a próxima.

Posts relacionados