Blog

Vida de caminhoneiro: cuidar da saúde na estrada é possível?

Se as condições das estradas e da profissão de caminhoneiro já são difíceis, cuidar da saúde nesse contexto acaba sendo um desafio tão grande quanto os primeiros.

A vida de caminhoneiro é muito desgastante e, exatamente por ser assim, a saúde acaba ficando negligenciada.

Os motoristas não podem parar de trabalhar para não perder dinheiro… mas, ao mesmo tempo, a falta de cuidados com a saúde pode acabar obrigando que o profissional pare. Sendo assim, como fazer para conciliar a rotina intensa de trabalho sem deixar de cuidar da saúde? Continue a leitura para saber:

A saúde do caminhoneiro em números

Pesquisas realizadas em 2018 apontam para números preocupantes. Os desgastes com longas horas ao volante, maus hábitos alimentares, sedentarismo e poucas horas de sono revelaram consequências:

  • 79% dos motoristas de caminhão estão obesos ou acima do peso;
  • 35% têm colesterol e/ou glicemia em números elevados;
  • ⅓ deles dorme menos de 6 horas por noite;
  • 1 em cada 5 profissionais usa anfetamina para se manter acordado na estrada.

O preço da má alimentação na vida de caminhoneiro

As horas de viagens são longas, as entregas não podem atrasar e a alimentação acaba sendo prejudicada. É muito comum que os caminhoneiros pulem refeições ou acabem comendo alimentos gordurosos, frituras e açúcar.

O fator alimentação somado à falta de atividades físicas tem como consequência certa o aumento de peso, colesterol, triglicérides e glicemia acima do recomendável.

Por isso, é recomendável se alimentar de três em três horas. Também é aconselhável buscar as melhores paradas para fazer refeições equilibradas e não se descuidar da hidratação.

Ter à mão pequenos lanches como frutas e castanhas para comer entre as refeições principais é um hábito que todos devem adotar. Evitar jejuns prolongados também é importante: isso pode causar picos de glicose e levar à resistência insulínica, uma das causas do diabetes.

Cuidados com o corpo e a ergonomia

Vida de caminhoneiro significa passar longas horas sentado. Permanecer nessa mesma posição por muito tempo pode causar compressão entre os discos das vértebras e chegar até mesmo a provocar hérnias discais. Sem os devidos cuidados, o problema pode até mesmo evoluir para um quadro cirúrgico.

A circulação também pode ficar prejudicada. Ainda mais se somada à desidratação (pela falta de ingestão de água ou exposição ao ar condicionado), pode ocasionar inchaços nas pernas e comprometer o retorno venoso.

Para driblar este tipo de complicações, é importante:

  • Ter uma rotina de alongamentos: a cada parada, procure alongar costas, braços e pernas. Não se esqueça de fazer alongamentos antes de dormir, para relaxar a musculatura e ter mais qualidade de sono.
  • Fazer alguma atividade aeróbica: correr, caminhar, pular corda… são algumas formas de evitar ganho de peso sem necessariamente depender e ir à uma academia. Comece gradativamente, para não sobrecarregar as articulações.
  • Fazer exercícios para ajudar na sustentação da coluna: a musculatura do abdômen é uma das grandes aliadas da estabilização da coluna. Procure incluir esse tipo de exercício na sua rotina.
  • Observar se o seu caminhão oferece o conforto e a ergonomia que você precisa: com o tempo, a espuma do banco vai sofrendo desgastes e é importante passar por uma revisão. Experimente usar algum tipo de almofada para apoio lombar.

Sono: importante para saúde e prevenção de acidentes

Assim como a alimentação, o sono é um dos maiores prejudicados na vida de caminhoneiro. Segundo as mesmas pesquisas, 25% dos motoristas enfrentam viagens de mais de 18 horas e 51% dorme na própria boleia do caminhão.

Uma noite mal dormida faz com que, durante o dia, a capacidade de atenção e reflexos fique extremamente comprometida, o que pode ser a causa de acidentes.

Com o sono prejudicado, muitos recorrem ao uso de anfetaminas para conseguir resistir por mais tempo. Contudo, o uso contínuo dessas drogas causam efeitos colaterais muito perigosos, como alucinações, transtornos de ansiedade, agressividade e até mesmo infartos.

A vida de caminhoneiro está sempre relacionada ao enfrentamento de adversidades. Ainda assim, colocar a saúde em primeiro plano não pode ser considerada algo supérfluo. A Lei do Motorista foi criada para, dentre outras coisas, assegurar qualidade de vida a estes profissionais.

É preciso ter consciência de que, ao tentar contornar as necessidades básicas do corpo, o resultado pode ser justamente um prejuízo muito maior.

Você já passou por condições de extremo cansaço na estrada? Conte pra gente sua experiência nos comentários!

Posts relacionados