Blog

Vícios de direção: como eles impactam negativamente na durabilidade e manutenção do seu Truck

Sem dúvida a tecnologia chegou para ficar, e com os possantes não é diferente. Mas é preciso entender que toda essa tecnologia funciona bem quando a condução é feita de forma adequada. Por isso, os motoristas precisam eliminar aqueles vícios de direção, bem comuns em quem tem muito tempo de estrada, não é mesmo?

Descer ladeira na banguela, apertar o acelerador ao dar partida, deixa a mão sobre a marcha. Muita gente jura de pé junto que não comete esses deslizes, mas não é bem assim. E mal sabem elas que, além dos prejuízos mecânicos, estão perdendo muito dinheiro.

Alguns dos vícios que apresentamos na direção contribuem aumento dos custos operacionais da frota. E para o mau uso, não tem sistema tecnológico de ponta ou gestão eficiente que dê jeito. A Mason Trucks, com o objetivo de contribuir para a conscientização de todos criou uma lista das 5 piores práticas exercidas pelos motoristas na condução dos caminhões.

1. Trafegar desengrenado

De vez em quando nos deparamos com aquela ladeirinha não tão íngreme, não tão comprida e sem tráfego. Logo pensamos em “economizar” um pouco de combustível colocando a marcha no ponto morto, a famosa banguela. Quem nunca?

Pois bem, este é um dos maiores mitos das estradas. Na verdade, o consumo é ainda maior! Ao retirar o pé do acelerador e colocar o motor em modo neutro, o sistema de injeção entende que mais combustível deve ser disponibilizado para o sistema de alimentação do motor.

E tem mais, a velha banguela ainda sobrecarrega o sistema de freios, uma vez que, estando desengrenado, o motorista não faz uso do freio motor. Um risco alto que pode ocasionar em perda de controle do possante, principalmente se estiver carregado.

2. Ultrapassar o limite de carga

E por falar em carga, não podemos esquecer de citar o péssimo hábito de trafegar com carregamento acima do limite estipulado pelo fabricante. Esta prática compromete o sistema de suspensão, fazendo-o trabalhar além do limite e, com isso, acentuando o seu desgaste; o que pode gerar danos à estabilidade do veículo. Além disso, com carga excessiva o motor precisa se esforçar mais, aumentando sua temperatura e, consequentemente, o desgaste. Sem falar, é claro, do maior consumo de combustível.

3. Deixar a mão apoiada no câmbio de marchas

Esta é tão clássica que até quem dirige carro automático a pratica. Mas apoiar uma das mãos no manche é um péssimo hábito que compromete seriamente o sistema ao forçar o atrito nos componentes do engate da marcha. E não se esqueça, dirigir com apenas uma das mãos ao volante é passível de multa, de acordo com o Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro.

4. Falar ao celular enquanto dirige

Mais um vício que tem se alastrado nos últimos anos, com a popularização dos smartphones. Assim como apoiar a mão no câmbio, falar ao celular enquanto dirige também compromete a correta condução do veículo, com o agravante de desviar a atenção dos fatores importantes do ato de dirigir. Será que a sua vida vale menos do que uma ou duas paradas de espera?

5. Descansar o pé na embreagem

Este vício provavelmente tenha um índice de mais de 90% de execução por parte dos motoristas. Mas saiba que apoiar o pé no pedal, principalmente acionando o sistema, causa afastamento entre o platô e o disco, ocasionando um atrito desnecessário entre as peças. Fato que aumenta o seu aquecimento gerando mais desgaste.

Apesar do que muitos pensam, a prática da meia embreagem em caminhões pode danificar o eixo virabrequim, uma vez que é a folga entre as peças que permite um bom funcionamento do sistema. E controlar a subida alternando entre aceleração e embreagem elimina este espaço, responsável pela preservação do kit.

Essas são algumas das péssimas práticas que adotamos quando nos sentimentos confiantes ao volante. Mas assim como a tecnologia, precisamos nos aperfeiçoar, evoluir! Portanto, deixe os vícios de lado e promova a condução correta do seu possante para uma viagem tranquila e confortável nas estradas.

Posts relacionados