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Principal modo de transporte de pessoas e de cargas no Brasil, o setor rodoviário apresenta vantagens em relação aos outros modais, principalmente pela flexibilidade e facilidade de acesso aos pontos de embarque e desembarque, oferecendo um serviço porta a porta aos usuários.

Em relação ao transporte de passageiros, a flexibilidade de destinos, a elevada frequência – no caso dos serviços regulares e o baixo custo comparativo são fatores de atração de demanda para as viagens de curta ou média distâncias.

Já no tangente às cargas, o transporte por rodovias é o mais indicado para produtos de maior valor agregado ou perecíveis em pequenas e médias distâncias.

Especialmente para esses casos, o modal oferece maior disponibilidade de horários e confiabilidade que os demais, além da possibilidade de manipulação de lotes de mercadorias de tamanhos variáveis.

Economia

Dada a sua maior participação na matriz de transporte brasileira, o rodoviário é, também, o que gera maior riqueza entre os segmentos de transporte.

Dados da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que as empresas de transporte rodoviário de passageiros e de cargas respondem por 55,5%5 da receita operacional líquida e por 52,6%6 do Produto Interno Bruto (PIB) do setor.

Essa preponderância na matriz de transporte e na geração de riquezas é um dos fatores que explica o porquê de o transporte rodoviário ser elemento fundamental para todas as cadeias produtivas, seja de forma direta, seja de forma indireta.

Durabilidade e Pavimentação

Um estudo realizado pela CNT evidenciou um desalinhamento entre os procedimentos adotados no Brasil e em países selecionados.

Por exemplo, aqui, o pavimento é projetado para durar entre 8 e 12 anos, já nos Estados Unidos, o dimensionamento é para 25 anos.

Apenas esse fato já é capaz de ilustrar a necessidade de uma remodelagem da regra brasileira para tornar os aportes em infraestrutura rodoviária mais eficientes em relação ao custo.

Além disso, melhoria no planejamento, uso de materiais mais eficientes, implementação de um sistema de gerenciamento de pavimentos e adequação da fiscalização das obras são ações fundamentais para garantir uma melhor aplicação de recursos no processo de retomada do ciclo de investimento em infraestrutura rodoviária no país.

Agronegócio e o Transporte

O agronegócio brasileiro enfrenta o desafio de crescer de modo competitivo e sustentável, para atender a demanda interna, conquistar e manter espaço no mercado externo, fornecendo produtos e processos de qualidade, com sustentabilidade e a preços competitivos.

O Brasil ocupa lugar de destaque no cenário do agronegócio mundial do complexo soja, como grande produtor e exportador tendo características de grandes propriedades constituindo-se na maior cultura nacional em termos de área, mas pode-se dizer que, a capacidade de expansão do agronegócio depende diretamente da infraestrutura necessária para o escoamento da produção.

Os produtos agropecuários de modo geral são perecíveis, variando quanto ao grau de perecibilidade de produto a produto. Por isso, cada um necessita de tratamento pós-colheita diferenciado: cuidados quanto ao transporte, embalagens apropriadas, armazenagem a temperaturas adequadas e controle da umidade relativa do ar.

Em suma, não existe evolução do agronegócio sem uma estrutura eficiente de transporte.

No Brasil, o transporte terrestre é o mais efetivo e continua liderando o setor com crescimentos anuais de receita.

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