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Transporte de carga: a mão na roda do Brasil


Atualmente, cerca de 60% das mercadorias são trafegadas por caminhões nas estradas brasileiras. Ou seja: o transporte de carga rodoviário garante mais da metade da economia do país.


Itens fundamentais para o abastecimento e funcionamento das comunidades, empresas e da economia nacional estão a bordo de caminhões pelas estradas!


Você sabe da importância do transporte de carga para a economia do nosso país? Continue a leitura e conheça essa parceria:


O surgimento da indústria de transporte de carga brasileira


Até 1930, o transporte ferroviário foi a principal fonte de escoamento da produção agrícola brasileira. Mas a falta de regulação e padronização da construção das vias férreas acabou por gerar falta de integração entre as diversas linhas existentes.


Com o crescimento da indústria e a projeção do país no mercado mundial, o Brasil encontrava dificuldades para garantir o abastecimento e escoamento de sua produção, já que o nosso principal transporte de carga não conseguia atender às demandas crescentes do país.


Como solução, o Brasil passou a investir em estradas e as empresas passaram a usar caminhões para suprir esta lacuna.


O crescimento da indústria automobilística no Brasil


Com o aumento da demanda de caminhões, o mercado se viu pressionado a investir para abastecer à crescente demanda de veículos de carga. O surgimento de fábricas e pesquisas em novas tecnologias no setor, colocou o Brasil à frente de países que lideravam a indústria do transporte de carga rodoviário.


Nas décadas de 70 e 80 a Chrysler dominava a produção de caminhões até que a Volkswagen entrou no segmento de caminhões instalando sua primeira fábrica de veículos de carga no país e no mundo!


O Brasil passou a ser o primeiro país a produzir caminhões da marca, que eram montados em parceria com a Ford, o que fomentou o compartilhamento de tecnologias para carros de passeio também. A parceria durou até 1995 e alavancou a indústria automobilística no país.


O movimento da Volkswagen acabou por atrair demais montadoras do setor e, por consequência, gerando novos negócios na área de transportes de carga, como a indústria de pneus, peças e motores diesel.


Por onde circulam as frotas brasileiras?


São mais de 1,7 milhões de quilômetros de estradas passando por vias municipais, estaduais e federais. A abrangência das estradas brasileiras garante que o transporte de carga rodoviário consiga chegar a cada pedacinho do Brasil, mesmo com boa parte das estradas não atendendo tão bem às condições de rodagem dos caminhões.


No Brasil, apenas 9.522 quilômetros são duplicados, contra 192.569 de estradas simples, o que atrapalha o bom fluxo de tráfego nas rodovias. Mesmo assim, os caminhoneiros conseguem vencer os desafios e movimentar nossa economia pelo país.


O futuro do transporte de carga no Brasil


De acordo com o Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), elaborado em 2006, o ideal para criar um modelo de transporte de carga sustentável no Brasil, é o aproveitamento da bacia hidrográfica para criação de hidrovias e a conclusão das obras das ferrovias norte-sul e transnordestina.


Desta forma, a divisão das cargas ficaria em: 32% para ferrovias, 29% aquaviário e 33% para as rodovias.


Entre 2003 e 2011, o Brasil investiu 1,8 Bilhão em ferrovias, aumentando mais de 172% na capacidade de carga no setor. Espera-se que, com o investimento na integração das malhas, viárias, férreas e aquaviárias, o setor de logística brasileiro consiga avanços significativos tanto em economia quanto em tempo e qualidade de entrega.


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